Ensino remoto e interdisciplinaridade
notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60169Palabras clave:
Ensino Remoto, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, EscolarizaçãoResumen
Este artigo está inserido no campo das implicações didático-pedagógicas do ensino remoto. O objetivo deste texto é apresentar as possibilidades para a interdisciplinaridade na escolarização de estudantes do ensino médio a partir da reflexão sobre uma prática pedagógica específica, em conexão com a percepção dos discentes a respeito do ensino remoto e da prática de ensino desenvolvida. Neste sentido, o texto resulta da análise de uma prática pedagógica interdisciplinar dos três autores deste texto, que atuam como docentes de Sociologia, Educação Física e Filosofia no ensino médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). Para a exposição e análise da prática pedagógica em si, exporemos o modo como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a EA-UFPA implantaram o ensino remoto. Em seguida, apresentaremos os meandros da proposta de ensino interdisciplinar desenvolvida com as seis turmas da 1ª série do ensino médio da EA-UFPA. Posteriormente, apresentaremos indicativos da percepção dos discentes a respeito do ensino remoto e da proposta integrada entre as três disciplinas. Por último, faremos algumas reflexões sobre as possibilidades e as virtudes do planejamento integrado e da interdisciplinaridade para a escolarização da juventude do ensino médio.
Descargas
Citas
ALVES, G. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
BRACHT, V. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que ela pode ser (elementos de uma teoria pedagógica da educação física). Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.
BRASIL, Senado Federal. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: dispõe sobre as bases da educação nacional. Brasília, 2020.
BRASIL, Senado Federal. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018: dispõe sobre as bases da educação nacional. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 21/03/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, e 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Secretaria Executiva. Parecer CNE/CP nº 05/2020. Brasília, 2020.
BRASIL, Presidência da República. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências.
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 13. 415, de 16 de fevereiro de 2017: institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
CHAUI, M. A percepção. In: Convite à filosofia. São Paulo Ática, 2012.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.
OLIVEIRA, M. S. L. et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020.
RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio integrado. Disponível em: <http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf>. Acesso em: 11 de junho de 2021.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.
TABILE, A. F.; JACOMETO, M. C. D. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. Psicopedagogia, 34(103), 75-86, 2017.
UFPA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Aprova, de forma excepcional e temporária, o Ensino Remoto Emergencial em diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará, em decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, e dá outras providências. Belém, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.