Remote teaching and interdisciplinarity: notes for (re)think the schooling process in high school

notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60169

Keywords:

Ensino Remoto, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, Escolarização

Abstract

 This article is inserted in the field of didactic-pedagogical implications of remote education. The objective of this study is to (re) think about the possibilities for interdisciplinarity in the schooling of high school students from the reflection on a specific pedagogical practice, in connection with the perception of students about remote teaching and the teaching practice developed. In this sense, the study results from the analysis of an interdisciplinary pedagogical practice by the three authors of this text, who act as teachers of Sociology, Physical Education and Philosophy in high school at the Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). For the exhibition and analysis of the pedagogical practice itself, we will expose the way in which the Universidade Federal do Pará (UFPA) and EA-UFPA implemented remote education. Then, we will present the intricacies of the interdisciplinary teaching proposal developed with the six classes of the 1st grade of high school at EA-UFPA. Subsequently, we will present indications of the students' perception of remote teaching and the integrated proposal between the three disciplines. Finally, we will make some reflections on the possibilities and virtues of integrated planning and interdisciplinarity for the schooling of high school youth.

 

KEYWORDS: Remote teaching. Interdisciplinarity. Pedagogical practice. Schooling.

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Author Biographies

Renan Santos Furtado, UFPA - Escola de Aplicação

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa "Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atua como Revisor dos periódicos - Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS) e Educación Física y Deporte (EFYD). Tem experiência, estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física

Vergas Vitória Andrade da Silva, UFPA - Escola de Aplicação

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das emoções e sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, imaginário social; representações sociais e práticas culturais

Aline Brasiliense dos Santos Brito, UFPA - Escola de Aplicação

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2016). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2018). Professora efetiva da Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de filosofia , atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia moderna, com ênfase em Kant, história da filosofia, psicanálise em suas relações com a filosofia. É atualmente coordenadora do clube de Leitura da Escola de Aplicação da UFPA.

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Published

2021-06-27

How to Cite

FURTADO, R. S.; DA SILVA, V. V. A.; BRITO, A. B. dos S. . Remote teaching and interdisciplinarity: notes for (re)think the schooling process in high school: notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 709–727, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60169. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60169. Acesso em: 22 jul. 2024.