Remote teaching and interdisciplinarity: notes for (re)think the schooling process in high school

notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60169

Keywords:

Ensino Remoto, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, Escolarização

Abstract

 This article is inserted in the field of didactic-pedagogical implications of remote education. The objective of this study is to (re) think about the possibilities for interdisciplinarity in the schooling of high school students from the reflection on a specific pedagogical practice, in connection with the perception of students about remote teaching and the teaching practice developed. In this sense, the study results from the analysis of an interdisciplinary pedagogical practice by the three authors of this text, who act as teachers of Sociology, Physical Education and Philosophy in high school at the Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). For the exhibition and analysis of the pedagogical practice itself, we will expose the way in which the Universidade Federal do Pará (UFPA) and EA-UFPA implemented remote education. Then, we will present the intricacies of the interdisciplinary teaching proposal developed with the six classes of the 1st grade of high school at EA-UFPA. Subsequently, we will present indications of the students' perception of remote teaching and the integrated proposal between the three disciplines. Finally, we will make some reflections on the possibilities and virtues of integrated planning and interdisciplinarity for the schooling of high school youth.

 

KEYWORDS: Remote teaching. Interdisciplinarity. Pedagogical practice. Schooling.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renan Santos Furtado, UFPA - Escola de Aplicação

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa "Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atua como Revisor dos periódicos - Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS) e Educación Física y Deporte (EFYD). Tem experiência, estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física

Vergas Vitória Andrade da Silva, UFPA - Escola de Aplicação

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das emoções e sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, imaginário social; representações sociais e práticas culturais

Aline Brasiliense dos Santos Brito, UFPA - Escola de Aplicação

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2016). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2018). Professora efetiva da Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de filosofia , atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia moderna, com ênfase em Kant, história da filosofia, psicanálise em suas relações com a filosofia. É atualmente coordenadora do clube de Leitura da Escola de Aplicação da UFPA.

References

ALVES, G. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

BRACHT, V. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que ela pode ser (elementos de uma teoria pedagógica da educação física). Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.

BRASIL, Senado Federal. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: dispõe sobre as bases da educação nacional. Brasília, 2020.

BRASIL, Senado Federal. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018: dispõe sobre as bases da educação nacional. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 21/03/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, e 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Secretaria Executiva. Parecer CNE/CP nº 05/2020. Brasília, 2020.

BRASIL, Presidência da República. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências.

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 13. 415, de 16 de fevereiro de 2017: institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

CHAUI, M. A percepção. In: Convite à filosofia. São Paulo Ática, 2012.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.

OLIVEIRA, M. S. L. et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio integrado. Disponível em: <http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf>. Acesso em: 11 de junho de 2021.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.

TABILE, A. F.; JACOMETO, M. C. D. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. Psicopedagogia, 34(103), 75-86, 2017.

UFPA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Aprova, de forma excepcional e temporária, o Ensino Remoto Emergencial em diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará, em decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, e dá outras providências. Belém, 2020.

Published

2021-06-27

How to Cite

FURTADO, R. S.; DA SILVA, V. V. A.; BRITO, A. B. dos S. . Remote teaching and interdisciplinarity: notes for (re)think the schooling process in high school: notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 709–727, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60169. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60169. Acesso em: 22 nov. 2024.