Os Docentes e as relações entre trabalho remoto e competências socioemocionais na pandemia de Covid-19

Autores/as

  • LUIZ GONZAGA LAPA JUNIOR Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60157

Palabras clave:

Trabalho remoto, competências socioemocionais, docente, transdisciplinaridade, pandemia de covid-19

Resumen

O objetivo deste artigo é relacionar percepções do trabalho remoto e competências socioemocionais de docentes de um município do Estado de Goiás. Para as percepções do trabalho remoto foi construído um questionário específico e utilizou-se a Escala de Competências Socioemocionais no Brasil de Macêdo e Silva (2020). Participaram 168 docentes com a presença majoritária no gênero feminino (N=146). Os resultados apontam uma forte associação entre manter o autocontrole nas emoções e a capacidade de manter um desempenho profissional satisfatório em situações de estresse (regulação emocional). Ficou evidenciado que as variáveis: idade e estado civil são preditoras do trabalho remoto. Indicam-se novas investigações e estudos em outras culturas e regiões do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AFFOUNEH, S.; SALHA, S.; KHLAIF, Z.N. Designing quality e-learning enrironments for emergency remote teaching in coronavirus crisis. Interdisciplinary Journal of Virtual Learning in Medical Sciences, v.2, n.2, 2020. http://doi.org/10.30476/ijvlms.2020.86120.1033 .

BARBOSA, A.M.; VIEGAS, M.A.S.; BATISTA, R.L.N.F.F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus. Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, jul./out., 2020. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255.

BARBOUR, M.K. et al. Understanding pandemic pedagogy: differences between emergency remote, remote, and online teaching. Technical Report. State of the Nation: K-12 E-Learning in Canada project. December, 2020. DOI: http://doi.org/10.13140/RG.2.2.31848.70401. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347535715. Acesso em: 25 mar. 2021.

CARSON, R.L.; WEISS, H.M.; TEMPLIN, T.J. Ecological momentary assessment: a research method for studying the daily lives of teachers. International Journal of Research & Method in Education, v. 33, p. 165-182. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/1743727X.2010.484548. Acesso em: 26 mar. 2021.

COELHO, V.L. et al. Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais em idade escolar: uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL. Análise Psicológica, v. 1, n.XXXIV, p. 61-72. https://doi.org/10.14417/ap.966.

DEFFAVERI, M.; MÉA, C.P.D.; FERREIRA, V.R.T. Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 813-827, jul./set., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146952. Acesso em: 26 mar. 2021.

EMMER, E.T.; STOUGH, L.M. Classroom management: a critical part of educational psychology, with implications for teacher education. Educational Psychologist, v. 36, n. 2, p. 103-112, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1207/S15326985EP3602_5. Acesso em: 26 mar. 2021.

ESCODA, N.P.; GUIU, G.F. Educación emocional para el desarrollo de competencias emocionales en niños y adolescentes. Praxis & Saber, v. 10, n. 24, p. 23-44. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.8941. Acesso em: 26 mar. 2021.

GU, Q.; DAY, C. Teacher’s Resilience: A Necessary Condition for Effectiveness. Teaching and Teacher Educations, v. 23, p. 1302-1316. 2007. Disponível em:

https://doi.org/10.1016/j.tate.2006.06.006. Acesso em: 26 mar. 2021.

HANZELMANN, R.S. et al. Estresse do professor do Ensino Fundamental: o ambiente em evidência. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.2910. Acesso em: 26 mar. 2021.

HOBBS, T.D.; HAWKINS, L. The results are in for remote learning: it didn’t work. The Wall Street Journal. 2020. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/schools-coronavirus-remote-learning-lockdown-tech-11591375078. Acesso em: 25 mar. 2021.

JENNINGS, P.A. et al. Impacts of the CARE for Teachers Program on Teachers’ Social and Emotional Competence and Classroom Interactions. Journal of Educational Psychology. February, 2017. Advance online publication. http://dx.doi.org/10.1037/edu0000187.

KNAPP, M.; MCDAID, D.; PARSONAGE, M. Mental health promotion and mental illness prevention: the economic case. London: Department of Health. London School of Economics and Political Science. 2011. Disponível em: https://eprints.lse.ac.uk/39300/1/Mental_health_promotion_and_mental_illness_prevention%28author%29.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

MACÊDO, J. W. L.; SILVA, A. B. Construção e Validação de uma Escala de Competências Socioemocionais no Brasil. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 20, n. 2, p. 965-973, 2020. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17382.

MARIN, A.H. et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 13, n. 2, pp. 92-103, 2017. http://doi.org/10.5935/1808-5687.20170014 .

MESQUITA, A.A. et al. Estresse e síndrome de burnout em professores: prevalência e causas. Psicologia Argumento, v. 31, n. 75, p. 627-635, out./dez., 2013. http://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.DS05.

MOREIRA, J.A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 63438, 2020. http://doi.org/10.5216/REVUFG.V20.63438.

NOGUEIRA, A.M.; PATINI, A.C. Trabalho remoto e desafios dos gestores. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, v. 9, n. 4, p. 121-152, out/dez., 2012. http://doi.org/10.5773/rai.v9i4.800.

PALOMERA, R.; BRIONES, E.; GÓMEZ-LINARES, A. Formación en valores y competencias socioemocionales para docentes tras una década de innovación. Praxis & Saber, v. 10, n. 24, p. 93-117. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.9116. Acesso em: 26 mar. 2021.

RICHARDS, J. Teacher stress and coping strategies: a national snapshot. The Educational Forum, v. 76, p. 299-316, 2012. https://doi.org/10.1080/00131725.2012.682837.

SÁ, A.L.; NARCISO, A.L.C.; NARCISO, L.C. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. XIV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Anais [...]. Encontro Virtual de Documentação em Sofware Livre. XIV CILTEC-Online – nov./2020. Universidade Federal de Minas Gerais. 2020. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org . Acesso em: 25 mar. 2021.

WONG, Y.P. Development of a work environment rating scale for kindergarten teachers. Occupation Medicine, v. 65, p. 489-495, june 2015. https://doi.org/10.1093/occmed/kqv070.

Publicado

2021-06-27

Cómo citar

LAPA JUNIOR, L. G. Os Docentes e as relações entre trabalho remoto e competências socioemocionais na pandemia de Covid-19. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 631–643, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60157. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60157. Acesso em: 22 nov. 2024.