Fomento de competencias socioemocionales en modo remoto: el cruce del docente

a travessia do professor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60109

Palabras clave:

contexto pandemico, ensino remoto, distanciamento social, profesor, competencias socioemocionais

Resumen

Tendo alterado toda una rotina escolar, o contexto pandêmico iniciado en Brasil en 2020 trouxe à tona fragilidades y potencialidades da comunidade escolar, em especial dos professores que, em muitos casos, precisaram aprender sobre novas formas y modalidades de trabalho. O presente artigo tem como objetivo compreender una forma como professores do interior do CE, alocados para atuar na promoção de competências socioemocionais por meio de metodologias ativas, lidaram com a migração do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 13 professores dos anos finais do ensino fundamental de oito escolas diferentes. Após análise de conteúdo dos relatos, foram encontradas oito categorias finais. De modo general, encontrou-se que o profesor desfruta da proposta de desenvolvimento socioemocional e considera que o estudante, em certa medida, também o faça. Como ocorrências relacionadas à implantação do ensino remoto envolvem dificuldades de acesso y uso de tecnologias, needidade de alinhamento e integração escola-família e prejuízos do distanciamento social. Os professores relatam como foram encontradas formas de resolución de alguns dos problemas encontrados na migração do ensino presencial para o remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayra Antonelli Ponti, Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.

Doutora em Ciências Psicobiologia pela Universidade de São Paulo FFCLRP -USP.

Adriely Lopes de Oliveira, Universidade Paulista de Ribeirão Preto

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto.

Roberta Olivério-Naegeli, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São `Paulo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade de São Paulo FFCLRP- USP

Citas

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141569542016000100002&lng=pt&nrm=isso> . Acesso em 15 mar. 2021.

ABREU, S.; BARLETTA, J. B.; MURTA, S. G. Prevenção e promoção em saúde mental: Pressupostos teóricos e marcos conceituais. In: S. G. Murta, C. L. França, K. B. Santos, & L. Polejack (org.). Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo, RS: Sinopsys., 2015. p. 54-74. https://doi.org/10.9788/TP2019.4-08

ANTONELLI-PONTI, M. et al. Efeitos da pandemia de COVID-19 no Brasil e em Portugal: estresse peritraumático. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 14, n. 4, p. 239-259, 2020. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.32262

ANTONELLI-PONTI, M. et al. Academic achievement and the effects of the students: learning context: a study on PISA data. PsicoUSF, 26 (1), 2021. https://doi.org/10.1590/1413-82712021260102

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 288 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 10 março 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em 10 março 2021.

Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução nº 510/2016. <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em 10 junho 2021.

FARIAS, R. L. et al. EU POSSO TE OUVIR. Essentia-Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA, 2019. https://doi.org/10.36977/ercct.v20i1.26

FEITOSA, M. C.; MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores? In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5., 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.

FONSECA, D. C. Educação socioemocional no RN: diálogos sobre práticas pedagógicas pós-BNCC. Revista Caparaó, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e11, 2019. Disponível em: https://revistacaparao.org/caparao/article/view/11 Acesso em 3 março 2021.

GARCIA, L. M. R. et al. Avaliação da Eficácia do Programa Amigos Divertidos (fun FRIENDS). Trends in Psychology, v. 27, n. 4, p. 925-941, 2019. https://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-08

GARDNER, H.; CHEN, J.; MORAN, S. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Rio de Janeiro: ARTMED; 2010. 432 p.

MARIN, A. H. et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 março 2021. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170014

MURTA, S. G., & SANTOS, K. B. dos. Desenvolvimento de programas preventivos e da promoção de saúde mental. In S. G. Murta, C. L. França, K. B. Santos, & L. Polejack (org.). Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo, RS: Sinopsys., 2015. p.168-191.

PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; M, M. A. Saúde Mental de Docentes em Tempos de Pandemia: Os Impactos das Atividades Remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26-32, aug. 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Pereiraetal. Acesso em 12 março 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3986851

POSSEBON, E. P. G.; POSSEBON, F. Descobrir O Afeto: Uma Proposta de Educação Emocional na Escola. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 110, p. 163-186, 2 jan. 2020. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.163-186

SARAIVA, K; TRAVERSINI, C. S. LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24, 2020. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094

SCHEFFLER, N.; DALLE MULLE, R.; VERSUTI, F. M. Competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica. Pesquisas e Práticas Educativas, v. 1, 4 set. 2020. Disponível em: <https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/16>. Acesso em 12 março 2021. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202015

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. ANÁLISE DE CONTEÚDO: EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA TÉCNICA PARA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS. Qualitas Revista Eletrônica, [S.l.], v. 16, n. 1, Maio 2015. ISSN 1677-4280. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113>. Acesso em 12 março 2021. doi: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v16i1.2113

TOSTES, M. V. et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate [online]. 2018, v. 42, n. 116, pp. 87-99. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/wjgHn3PzTfsT5mQ4K8JcPbd/?lang=pt> Acesso em 12 março 2021. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607

VIEIRA, M. N. F., ANTONELLI-PONTI, M., VERSUTI, F. M. Ressignificando a Presencialidade no Contexto da Formação de Professores: o potencial formativo do uso de vídeos-relatos. In: Anais do CietEnped São Carlos (2020) https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1363/1032. Acesso em 15 de março 2021.

ZAIDAN, J. M.; GALVÃO, A. C. “COVID19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. In: AUGUSTO, C. B.; SANTOS, R. D. (orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, 2020.

Publicado

2021-06-24

Cómo citar

ANTONELLI PONTI, M.; LOPES DE OLIVEIRA, A. .; OLIVÉRIO-NAEGELI, R. . Fomento de competencias socioemocionales en modo remoto: el cruce del docente: a travessia do professor. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 519–537, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60109. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60109. Acesso em: 22 jul. 2024.