Fomento de competencias socioemocionales en modo remoto: el cruce del docente
a travessia do professor
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60109Palabras clave:
contexto pandemico, ensino remoto, distanciamento social, profesor, competencias socioemocionaisResumen
Tendo alterado toda una rotina escolar, o contexto pandêmico iniciado en Brasil en 2020 trouxe à tona fragilidades y potencialidades da comunidade escolar, em especial dos professores que, em muitos casos, precisaram aprender sobre novas formas y modalidades de trabalho. O presente artigo tem como objetivo compreender una forma como professores do interior do CE, alocados para atuar na promoção de competências socioemocionais por meio de metodologias ativas, lidaram com a migração do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 13 professores dos anos finais do ensino fundamental de oito escolas diferentes. Após análise de conteúdo dos relatos, foram encontradas oito categorias finais. De modo general, encontrou-se que o profesor desfruta da proposta de desenvolvimento socioemocional e considera que o estudante, em certa medida, também o faça. Como ocorrências relacionadas à implantação do ensino remoto envolvem dificuldades de acesso y uso de tecnologias, needidade de alinhamento e integração escola-família e prejuízos do distanciamento social. Os professores relatam como foram encontradas formas de resolución de alguns dos problemas encontrados na migração do ensino presencial para o remoto.
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