O ensino remoto de dança na Universidade em tempos de pandemia do Covid-19
outros modos de se pensar, criar, fazer, aprender e ensinar
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60098Palabras clave:
Dança, Educação Somática, Ensino remoto, PandemiaResumen
O presente ensaio trata-se de um texto polifônico em que docente e discentes do curso de graduação em Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam suas percepções e reflexões acerca das experiências vividas em uma disciplina prática ministrada de forma remota no período letivo denominado de excepcional, ocorrido no ano de 2020 ao longo da pandemia do Covid-19. Tendo como tema de estudo os modos de execução em dança, a disciplina buscou trabalhar as qualidades dos movimentos e o modo como são realizados. Explicitam-se as estratégias metodológicas utilizadas, que buscaram abarcar a diversidade de realidades dos estudantes envolvidos e, percebendo o momento sócio-político de fragilidade e incertezas, trazer perspectivas de cuidado a partir da abordagem da educação somática. Como forma de tornar visíveis aspectos relativos ao ensino-aprendizagem, entendendo que o ambiente é criado coletivamente pelos agentes envolvidos, dá-se voz a três estudantes, que revelam suas percepções a partir das suas próprias experiências. Considera-se que, apesar das dificuldades encontradas e do momento inaugural desafiador, as estratégias de ação utilizadas na disciplina propiciaram a criação de um espaço de experiência sensível capaz de gerar transformações corporais relevantes nos participantes, agregando saberes para além do campo da dança.
Descargas
Citas
BERTAZZO, I. Corpo vivo: reeducação do movimento. São Paulo: Edições SESC SP; 2010.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BORGES, H. A poética do corpo: uma leitura do trabalho de Angel Vianna. eRevistaPerformatus, v. 2, n. 7, p. 1-16, 2013. Disponível em: http://performatus.com.br/wp-content/uploads/2013/10/AngelVianna_ed7_eRevistaPerformatus.pdf Acesso em 28 março 2021.
CHAMPIGNION, P. Aspectos biomecânicos: cadeias musculares e articulares: método G.D.S.: noções básicas. São Paulo: Summus, 2003.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Fluir: a psicologia da experiência Optima, medidas para melhorar a qualidade de vida. Tradução Marta Amado. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2002.
FOUCAULT, M. Verdade e subjectividade. Revista de Comunicação e linguagem. Lisboa: edições cosmos, v. 1, n.19, p. 203-223, 1993.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 3: O cuidado de si. São Paulo: Paz e Terra; 2014.
FORTIN, S. Educação somática: novo ingrediente da formação prática em dança. In: Cadernos do Gipe-CIT. Salvador: UFBA/PPGAC, n.1, p.40-55, 1999.
GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GIL, J. Movimento Total: O corpo e a dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
GODELIVE, D-S. Cadeias Musculares e articulares: o método G.D.S. São Paulo: Summus, 1995.
GUATTARI, F. As Três Ecologias. São Paulo: Papirus, 2012.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes; 1989.
HANNA, T. What is somatics? Journal of Behavioral Optometry, v.2, n.2, p. 31-35, 1991.
LOUPPE, L. A Poética da Dança Contemporânea. Tradução Rita Costa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MILLÁS, C. R. G. Corpo-em-fluxo: dança e escalada como práticas de emancipação para o artista da cena. 2019. 243 p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2019.
MILLER, J. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
RESENDE, C. O que Pode um Corpo? O método Angel Vianna de conscientização do movimento como um instrumento terapêutico. Physis Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: UERJ, v. 18, n.3, p. 563-574, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312008000300011.
SERRES, M. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
SHUSTERMAN, R. Consciência Corporal. São Paulo: É realizações, 2012.
TEIXEIRA, L. P. A corporeidade e a análise funcional do corpo no movimento dançado em diálogo com outras práticas corporais. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro: UERJ, v. 5, n.3, p.581-595, set-dez de 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45735
VIANNA, K. A dança. Em colaboração com Marco Antonio de Carvalho. São Paulo: Summus, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.