Textos multimodais no ensino de língua espanhola e letramentos críticos

reflexões e análises

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.59908

Palabras clave:

Letramento crítico, Multimodalidade, Cercanía Joven

Resumen

Neste texto são analisadas atividades multimodais presentes no livro Cercanía Joven de língua espanhola, observando como elas podem favorecer um trabalho voltado para o letramento crítico. Tal trabalho justifica-se por contribuir para a produção científica da linha de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, pois tem como foco dois temas relevantes no contexto educacional brasileiro atual: o letramento crítico e a elaboração de livros didáticos. As análises apontam para o fato de que as atividades multimodais presentes no livro em questão maximizam a relação entre o educando e a proposta na perspectiva do letramento crítico,  no entanto, o trabalho com os textos ainda pode ser aprofundado a fim de contemplar outros aspectos, tais como, questões de gênero e práticas sociais para uma visão mais crítica.

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Biografía del autor/a

Simone dos Santos França, Universidade Federal de Mato Grosso dos Sul

Doutoranda em Estudo de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Especialista em Comunicação: Linguagens e Construção Textual e Literatura, pela Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim (FAVIM);Especialista em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispanoamericana, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduada em Letras com habilitação em Espanhol, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Licenciatura em Pedagogia pelo Claretiano - centro Universitário.

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Publicado

2021-10-03

Cómo citar

DOS SANTOS FRANÇA, S. Textos multimodais no ensino de língua espanhola e letramentos críticos : reflexões e análises. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1176–1197, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.59908. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59908. Acesso em: 23 jul. 2024.