Textos multimodais no ensino de língua espanhola e letramentos críticos
reflexões e análises
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.59908Palabras clave:
Letramento crítico, Multimodalidade, Cercanía JovenResumen
Neste texto são analisadas atividades multimodais presentes no livro Cercanía Joven de língua espanhola, observando como elas podem favorecer um trabalho voltado para o letramento crítico. Tal trabalho justifica-se por contribuir para a produção científica da linha de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, pois tem como foco dois temas relevantes no contexto educacional brasileiro atual: o letramento crítico e a elaboração de livros didáticos. As análises apontam para o fato de que as atividades multimodais presentes no livro em questão maximizam a relação entre o educando e a proposta na perspectiva do letramento crítico, no entanto, o trabalho com os textos ainda pode ser aprofundado a fim de contemplar outros aspectos, tais como, questões de gênero e práticas sociais para uma visão mais crítica.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1992. p. 277-326.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, 8 ago. 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 22 jun. 2019.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2015: língua estrangeira moderna: ensino médio. Brasília, DF: Fundo Nacional de Desenvovimento da Educação, 2014.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tec- nologias. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf Acesso em: 9 out. 2019.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf Acesso em: 18 mar. 2020.
BRASIL. Programa ensino médio inovador. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2011.
COIMBRA, L.; CHAVES, L. S.; BARCIA, P. L. Cercanía joven: espanhol 3º ano: ensino médio. São Paulo, SP: SM, 2013.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. Letramentos Críticos de professores de inglês: Currículos e perspectivas em expansão. In: Revista X, v.1, p.19-32, 2011. https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.23056
FERNÁNDEZ, F. M. “El Español en Brasil”. In: SEDYCIAS, J. (Org.). O Ensino do Espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 14-34.
FRANÇA, S. S. Desafios da prática do professor de Língua Espanhola no Brasil. Revista Saberes da Unijipa, v. 1, p. 28-39, 2017.
GEE, J. P. Situated language and learning: a critique of traditional schooling. London: Routledge, 2004.
KRESS, G. Design and transformation: new theories of meaning. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000, p. 153-61.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: changing knowledge and classroom learning. Buckingham: Open University, 2003.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. In: M. Knobel & C. Lankshear. (Eds.). A new literacies sampler. New York, NY: Peter Lang, 2007. p. 1-24.
LANKSHEAR, C.; SNYDER, I. A.; Green, B. Teachers and technoliteracy: managing literacy, learning and new technology in schools. Sydney: Allen & Unwin, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo, SP: EPU, 1986. p. 25-44.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição do letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. A. Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí, SP: Paco, 2011. p.128-39.
MONTE MÓR, W. Critical literacies in the brazilian university and in the elementary/secondary schools: the dialects between the global and the local. In: MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. A. Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí, SP: Paco, 2011. p. 307-13.
MONTE MÓR, W. Caderno de orientações didáticas para EJA: inglês. São Paulo, SP: Secreta- ria Municipal de Educação, 2010. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16100.pdf Acesso: 15 jun. 2019.
MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: MACIEL, R. F.; ROCHA, C. H. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas, SP: Pontes, 2013. p. 31-50.
MONTE MÓR, W. Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: ex- panding views. In: GONÇALVES, G. R. et al. (Orgs.). New challenges in language and literature. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. https://doi.org/10.14393/19834071.2016.36163
MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P. (Eds.). Constructing critical literacies: teaching and learning textual practice. New York, NY: Hampton, 1997.
RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C. et al. (Orgs.). Política e políticas linguísticas. Campinas, SP: Pontes, 2013. p. 19-42.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo, SP: Parábola, 2009.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University, 1984.
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. ed.. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
VALLE, J. La lengua, patria común: la hispanofonía y el nacionalismo panhispánico. In: VALLE, J. (Ed.). La lengua, ¿patria común? Ideas e ideologías del español. Madri: Iberoamericana, 2007. p. 31-56.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.