Projeto Biblioteca em casa
leitura, registro e observações de uma experiência em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59684Palabras clave:
Biblioteca, Leitura Literária, Registro, Projetos na PandemiaResumen
O livro de literatura e o ato de ler não se aproximam das crianças de forma inata, eles são bens culturais que precisam ser aprendidos na interação com o objeto e com o outro mais experiente. Em um contexto de pandemia, esse contato com o outro e com os bens culturais ficaram longes dos alunos, foi pensando nisso que duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolveram um projeto de leitura literária. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência desenvolvido no ano de 2020, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal da cidade de Uberlândia - MG. A finalidade desse projeto foi estimular e aproximar os alunos da leitura literária durante o período de isolamento social e ampliar o universo artístico, literário e imaginário dos estudantes envolvidos. As práticas pedagógicas desse relato estão fundamentadas em Arena (2010); Candido (2004); Chambers (2007a; 2007b); Freire (1996); Lopes (2009) e Vigotski (2009). Ao final do projeto percebemos que as crianças participaram de forma ativa nas atividades que de maneira geral movimentou o acervo da biblioteca, ampliou a leitura literária dos estudantes e estimulou o processo de criação por meio dos registros realizados.
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Citas
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