Projeto Biblioteca em casa

leitura, registro e observações de uma experiência em tempos de pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59684

Keywords:

Library, Literary Reading, Record, Pandemic Projects

Abstract

The literature book and the act of reading do not approach children in an innate way, they are cultural goods that need to be learned in the interaction with the object and with the more experienced other. In a context of a pandemic, this contact with each other and with cultural assets was far from students, it was with this in mind that two teachers from the early years of elementary school developed a literary reading project. Thus, this work aims to present an experience report developed in the year 2020, with students of the fourth year of elementary school, in a Municipal School in the city of Uberlândia-MG. The purpose of this project was to encourage students to approach literary reading during the period of social isolation and to expand the artistic, literary and imaginary universe of the students involved. The pedagogical practices of this report are based on Arena (2010); Candido (2004); Chambers (2007a; 2007b); Freire (1996); Lopes (2009) and Vigotski (2009). At the end of the project, we noticed that the children actively participated in the activities that in general moved the library's collection, expanded the students' literary reading and stimulated the creation process through the records made.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raquel Pereira Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Formada em Pedagogia (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Mestre em Educação (2013) na linha de Saberes e Práticas da Faculdade de Educação (UFU).

Atualmente professora na Prefeitura Municipal de Uberlândia, na Escola Professor Valdir Araújo nas séries iniciais do Ensino Fundamental; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia de Uberlândia -Linha de Saberes e Práticas - tema: O ensino da produção de contos com crianças;

Bolsista CAPES no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PSDE) na Universidade de Zaragoza, na Faculdade de Ciências Humanas e de Educação Campus Huesca - período: Outubro 2018 - Março 2019.

Membro do grupo de estudos e pesquisas Lecturi vinculado ao mesmo programa de Pós- Graduação.

References

ARENA, Dagoberto Buim. A Literatura como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, Renata Junqueira de [et. al] Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

BAJARD, Elie. Da escuta de textos à leitura. Cortez: São Paulo, 2007.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CÂNDIDO, Antônio. O direito a Literatura. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004, p. 169 – 191.

CHAMBERS, Adain. El ambiente de la lectura. Traducción Ana Tamarit Amieva. México: FCE, 2007a. Colección Espacios para la lectura.

CHAMBERS, Adain. Dime. Los niños, la lectura e la conversación. Traducción Ana Tamarit Amieva. México: FCE, 2007b. Colección Espacios para la lectura.

FIAD, Raquel. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 13, n. 3, p. 463-480, set./dez. 2013. https://doi.org/10.1590/s1518-76322013000300002

FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos I. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas. Editora: Cortez; Edição: 2012.

MACHADO, Ana María. Lectura, escuela y creación literaria. Madrid: Anaya, 2002.

PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto; Novas teses sobre o conto. In: Formas breves.

Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

UBERLÂNDIA. Resolução SME 001 de 27 de maio de 2020. Dispõe sobre a regulamentação para a oferta de regime especial de atividades não presenciais, e institui o regime especial de trabalho remoto nas escolas da rede municipal de ensino em decorrência da pandemia no novo Coronavírus (COVID-19), para o cumprimento da carga horária mínima exigida. Diário oficial do Município, Uberlândia, MG, 27 mai. 2020, n° 5877, p. 5 – 9. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.367

VASCONCELOS, Celso. Dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo, Libertad: 2007.

VIGOTSKI, Lev Semianovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semianovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Published

2021-06-27

How to Cite

PEREIRA SOARES, R. . Projeto Biblioteca em casa: leitura, registro e observações de uma experiência em tempos de pandemia. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 809–828, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59684. Acesso em: 22 nov. 2024.