Teatro e Educação Inclusiva:
uma pedagogia do teatro com pessoas com deficiência em tempos de Ensino Remoto Emergencial no Acre
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.59674Palabras clave:
Acessbilidade, Ensino Remoto Emergencial, Educação Inclusiva, Pedagogia do TeatroResumen
Propõe-se com este texto relatar a experiência do projeto de extensão denominado Teatro e Educação Inclusiva: uma proposta pedagógica no Centro de Ensino Especial Dom Bosco e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Rio Branco, realizado na Universidade Federal do Acre, entre os meses de maio a dezembro de 2020. A pesquisa desenvolvida, de forma remota, contou com a participação de discentes da Universidade Federal do Acre, que atuaram como bolsistas para a realização da prática pedagógica com pessoas com deficiência. Para o desdobramento do projeto, quatro fases foram importantes, sendo elas: I – Formação sobre os temas e encontros com especialistas da área; II – Participação e Organização de eventos relacionados a Teatro e Acessibilidade Cultural; III – Realização de planejamento e preparação das aulas de teatro com alunos e alunas com deficiência; IV – Ministrar aulas para 22 discentes com deficiência do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAPDV) e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco. Portanto, neste texto, propõe-se descrever o percurso e as referências que serviram de base para o desenvolvimento das abordagens teatrais com os referidos discentes.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2004. https://doi.org/10.11606/d.7.2018.tde-24092018-164624
BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: MEC/SEESP, Brasília, 2008. https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-29723
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.
https://doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0197/2016.v2i2.1392
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Diário Oficial da União, 2015. https://doi.org/10.11606/d.47.2020.tde-03082020-111148
BRASIL. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. Nota Informativa Nº 28/2020. Orientações à rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência relativas ao Coronavírus (Covid-19). Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://pcd.mppr.mp.br/arquivos/File/NI28.pdf Acesso em 19 de fevereiro de 2021.
CRIP CAMP: Revolução pela Inclusão. Direção de James Lebrecht e Nicole Newnham. Estados Unidos: Netflix, 2020. 1h48m.
DORNELES, Patrícia; SILVA, A. C. C.; CARVALHO, C. R. A.; MEFANO, V.. Do Direito Cultural das Pessoas Com Deficiência. Revista de Políticas Públicas da UFMA, v. 22, p. 137-154, 2018. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p138-154
FARIAS, Sergio Coelho Borges. A mit-disciplinaridade como desafio para os profissionais de arte e educação na contemporaneidade. Anais ABRACE, v. 11, n. 1, 2010.
FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. Cidade Cega: uma encenação somática/performativa com atores performers com deficiência visual na cidade. Salvador, 2018.
FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. A abordagem do princípio somático-performativo Flâneur Cego com mães de pessoas com deficiência na APAE de Senhor do Bonfim -BA. Ephemera (Online), v. 3, p. 176-192, 2020. https://doi.org/10.47749/t/unicamp.2016.974213
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. https://doi.org/10.1590/s0103-40142001000200013
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 19, p. 20-28, 2002. https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000100003
OMS. Considerações sobre pessoas com deficiência durante o surto de COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde, 2020.
ORRÚ, Sílvia Ester. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.
PPC. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Área Básica de Ingresso Teatro (Bacharelado e Licenciatura). Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, 2018. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.v.1.n.37.154.174
SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência – benefícios para todos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação / Nº 6, junho 2018. https://doi.org/10.33233/eb.v18i1.2704.s1797
SOUZA, Emilly. Funbesa doa argila para projeto de apoio a pessoas com deficiência. Notícias do Acre. 2020. Disponível em: https://agencia.ac.gov.br/funbesa-doa-argila-para-projeto-de-apoio-a-pessoas-com-deficiencia/. Acessado em 12 de fevereiro de 2021.
UFAC. Pró-Reitoria de Graduação. Ensino Remoto Emergencial: cursos de Graduação da UFAC. Rio Branco, AC: Prograd_Ufac, 2020. https://doi.org/10.11606/t.6.2017.tde-17072017-182250
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.