Teatro e Educação Inclusiva:

uma pedagogia do teatro com pessoas com deficiência em tempos de Ensino Remoto Emergencial no Acre

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.59674

Keywords:

Acessbilidade, Ensino Remoto Emergencial, Educação Inclusiva, Pedagogia do Teatro

Abstract

This article pretends to share the experience lived at a project entitled Theater and including education: a pedagogic draft at the Centro de Ensino Especial Dom Bosco (Special Teaching Center Dom Bosco), and the Centro de Apoio Pedagógico a pessoa com Deficiência Visual de Rio Branco (Pedagogic Support Center for Visual Impairment People of Rio Branco), held at the Federal University of Acre, during the period between the months May to December 2020. The research was developed throw the internet, by some scholarship holders of the Federal University of Acre. This project happened in four stages: 1- training about the area and meetings with experts; 2- participation and organization of events about Theater and cultural accessibility; 3- planning and elaboration of theater classes to students with deficiency; 4- Teaching classes to 22 students with deficiency associated to the Centro de Apoio Pedagógico a Pessoa com Deficiência Visual de Rio Branco- CAPDV and Centro de Ensino Especial Dom Bosco. Therefore, this text is proposed to describe the journey and the references used as bases to the development of the theater approaches.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Educador Adjunto da Universidade Federal do Acre.

References

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2004. https://doi.org/10.11606/d.7.2018.tde-24092018-164624

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: MEC/SEESP, Brasília, 2008. https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-29723

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.

https://doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0197/2016.v2i2.1392

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Diário Oficial da União, 2015. https://doi.org/10.11606/d.47.2020.tde-03082020-111148

BRASIL. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. Nota Informativa Nº 28/2020. Orientações à rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência relativas ao Coronavírus (Covid-19). Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://pcd.mppr.mp.br/arquivos/File/NI28.pdf Acesso em 19 de fevereiro de 2021.

CRIP CAMP: Revolução pela Inclusão. Direção de James Lebrecht e Nicole Newnham. Estados Unidos: Netflix, 2020. 1h48m.

DORNELES, Patrícia; SILVA, A. C. C.; CARVALHO, C. R. A.; MEFANO, V.. Do Direito Cultural das Pessoas Com Deficiência. Revista de Políticas Públicas da UFMA, v. 22, p. 137-154, 2018. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p138-154

FARIAS, Sergio Coelho Borges. A mit-disciplinaridade como desafio para os profissionais de arte e educação na contemporaneidade. Anais ABRACE, v. 11, n. 1, 2010.

FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. Cidade Cega: uma encenação somática/performativa com atores performers com deficiência visual na cidade. Salvador, 2018.

FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. A abordagem do princípio somático-performativo Flâneur Cego com mães de pessoas com deficiência na APAE de Senhor do Bonfim -BA. Ephemera (Online), v. 3, p. 176-192, 2020. https://doi.org/10.47749/t/unicamp.2016.974213

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. https://doi.org/10.1590/s0103-40142001000200013

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 19, p. 20-28, 2002. https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000100003

OMS. Considerações sobre pessoas com deficiência durante o surto de COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde, 2020.

ORRÚ, Sílvia Ester. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.

PPC. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Área Básica de Ingresso Teatro (Bacharelado e Licenciatura). Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, 2018. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.v.1.n.37.154.174

SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência – benefícios para todos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação / Nº 6, junho 2018. https://doi.org/10.33233/eb.v18i1.2704.s1797

SOUZA, Emilly. Funbesa doa argila para projeto de apoio a pessoas com deficiência. Notícias do Acre. 2020. Disponível em: https://agencia.ac.gov.br/funbesa-doa-argila-para-projeto-de-apoio-a-pessoas-com-deficiencia/. Acessado em 12 de fevereiro de 2021.

UFAC. Pró-Reitoria de Graduação. Ensino Remoto Emergencial: cursos de Graduação da UFAC. Rio Branco, AC: Prograd_Ufac, 2020. https://doi.org/10.11606/t.6.2017.tde-17072017-182250

Published

2021-08-22

How to Cite

FERREIRA DA SILVA, C. A. Teatro e Educação Inclusiva: : uma pedagogia do teatro com pessoas com deficiência em tempos de Ensino Remoto Emergencial no Acre. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1307–1334, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.59674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59674. Acesso em: 23 jul. 2024.