Os PRIMEIROS REFUGIADOS DE TEATRO NA TERRA-ESCOLA E A ESCUTA DO ARTISTA-ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.59016Palabras clave:
Escola básica, Teatro, artista-docente.Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vivências dos professores de Teatro da escola básica de Uberlândia/MG que participaram do projeto Partilhas Ateliê e Rede de Cooperação – Aprendizagens Teatrais na Escola Básica. Metodologicamente, o artigo envolveu a retomada das entrevistas semiestruturadas realizadas para concretização da pesquisa de mestrado intitulada “Potencialidades do Teatro na escola básica: Reflexões sobre artistas-docentes do projeto Partilhas na cidade de Uberlândia/MG”. Esse presente trabalho teve como o foco a análise e reflexão sobre três dos temas que emergiram nas entrevistas: os primeiros professores de Teatro nas escolas onde trabalham; a importância do lugar do aluno; os sentidos do artista-docente no campo escolar. Desse modo, espera-se, por meio deste estudo, abrir possibilidades reflexivas no que tange às potencialidades do Teatro na escola e sinalizar possíveis reflexões a respeito de como as relações de convivência artística afetam o desenvolvimento de processos criativos, com foco no trabalho com jovens artistas-docentes.
Descargas
Citas
BEY, H. TAZ: Zonas Autônomas Temporárias. Tradução de Patricia Decia e Renato Resende. 1991 Disponível em:
<http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/arq_interface/4a_aula/Hakim_Bey_TAZ.pdf>.
BONDÍA, J.L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, 2001.
CARRARA, P. A. S. [Corpo Voz Escuta] Rastros de uma prática, reflexões em processo. 2015. 100 p. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
FREIRE, M.; MELLO, S. L. Relatos da (Con) vivência: crianças e mulheres da Vila Helena nas famílias e na escola. Cadernos de Pesquisa, (São Paulo), n. 56, 1986, p.82-105.
TURINO, Célio. Ponto de Cultura – O Brasil de Baixo para Cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.