O uso de personagens sob a forma de bonecos como recurso para criação de vínculos afetivos nas aulas de artes visuais para Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.58839Palabras clave:
Práticas educativas. Artes visuais. Vínculos afetivos. Bonecos de pano.Resumen
O texto relata práticas educativas em artes visuais realizadas entre 2010 e 2019, nas quais o uso de personagens na forma de bonecos de pano foi um recurso para construir e fortalecer vínculos afetivos com os conteúdos artísticos, gerando experiências significativas para crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Nisto, procuramos enfatizar como a preparação de contextos lúdicos de aprendizagem mediados por bonecos permitiu a presença da Arte no ambiente escolar de forma mais ampla e promoveu a criação de espaços expositivos e experimentais para a produção e mostra dos alunos, bem como exposições com reproduções de obras de arte.
Descargas
Citas
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
Artigos de periódicos
ALMEIDA, S. F. C. de . O Lugar da Afetividade e do Desejo na Relação Ensinar-Aprender. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 1, p. 31- 44, 1993.
Publicação On-line – Internet
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versao final_site.pdf. Acesso em 02 set 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.