O Lambe-lambe como proposta na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.58793Palabras clave:
lambe-lambe; colagem; Educação Infantil; Reggio Emilia.Resumen
Este trabalho é um breve relato de uma experiência que funde o processo criativo do professor com a realização de uma proposta pedagógica em Artes Visuais. Assim, na posição de artista que trabalha com a cidade e se apropria do lambe-lambe como técnica de seu fazer artístico em colagem, foi possível fazer deste procedimento conteúdo na Educação Infantil por meio de experimentações sutis com crianças de três a quatro anos de idade. As principais referências teóricas para o desenvolvimento deste trabalho são Fernando Fuão e Dawn Ades, pesquisadores sobre a colagem como técnica artística, e Vea Vecchi, atelierista nas escolas da primeira infância em Reggio Emilia, na Itália.
Descargas
Citas
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.
CAMPBELL, Brígida e TERÇA-NADA!, Marcelo (orgs.). Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos. Ações poéticas do Poro. São Paulo, Radical Livros, 2011.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FUÃO, Fernando Freitas. A Collage como trajetória amorosa. Editora: UFRGS, 2011.
RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.
VECCHI, Vea. Arte e Criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte Editora, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.