O Lambe-lambe como proposta na Educação Infantil

Autores/as

  • Valeria Reis Centro Educacional Maria de Nazaré

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.58793

Palabras clave:

lambe-lambe; colagem; Educação Infantil; Reggio Emilia.

Resumen

Este trabalho é um breve relato de uma experiência que funde o processo criativo do professor com a realização de uma proposta pedagógica em Artes Visuais. Assim, na posição de artista que trabalha com a cidade e se apropria do lambe-lambe como técnica de seu fazer artístico em colagem, foi possível fazer deste procedimento conteúdo na Educação Infantil por meio de experimentações sutis com crianças de três a quatro anos de idade. As principais referências teóricas para o desenvolvimento deste trabalho são Fernando Fuão e Dawn Ades, pesquisadores sobre a colagem como técnica artística, e Vea Vecchi, atelierista nas escolas da primeira infância em Reggio Emilia, na Itália.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADES, Dawn. Fotomontaje. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.
CAMPBELL, Brígida e TERÇA-NADA!, Marcelo (orgs.). Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos. Ações poéticas do Poro. São Paulo, Radical Livros, 2011.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FUÃO, Fernando Freitas. A Collage como trajetória amorosa. Editora: UFRGS, 2011.
RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.
VECCHI, Vea. Arte e Criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte Editora, 2017.

Publicado

2021-03-31

Cómo citar

REIS, V. O Lambe-lambe como proposta na Educação Infantil. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 150–168, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.1.58793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58793. Acesso em: 23 jul. 2024.