Teorizações e Vontades

purificação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58365

Palabras clave:

ciência, arte, cultura, currículo, híbrido

Resumen

A purificação da ciência e a assepsia do currículo, de conteúdos e de metodologias tradicionais não nos permite perceber um olhar diferente e mais amplo para os aspectos de aprendizagem e ensino dos processos da cientificidade e nem da construção do conhecimento científico. Como localizar a ciência na rede complexa de construção do conhecimento e qual a relação e aproximação que se pode fazer desses conhecimentos com os estudos da arte? É possível olhar a ciência através dos óculos das Artes Híbridas? É possível (re)construir o conhecimento posto, curricularmente, de outra maneira? É possível pensar este currículo como um campo de disputas, no qual os caminhos da ciência têm sido purificados em busca de uma assepsia idealizada? Esses e outros questionamentos compuseram nossa pesquisa com alunos do curso de licenciatura em química, no qual percebemos, por parte desses universitários, a invisibilidade e a desarticulação da ciência em alguns cenários sociais (híbridos), através de uma oficina e de grupo focal.

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Biografía del autor/a

Jardel Telles, UFRGS

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências – PPgECi, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor da Educação Básica pelo Estado do Rio Grande do Sul.   

Jorge Goulart de Candido, UFRGS

Mestrando em Educação em Ciências pelo PPgECi/UFRGS.

Rochele de Quadros Loguércio, UFRGS

Pós-doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, Doutora e Mestra em Bioquímica. Professora no Instituto de Química/UFRGS e no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências – PPgECi/UFRGS

Citas

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Publicado

2021-10-15

Cómo citar

TELLES, J. .; CANDIDO, J. G. de .; LOGUÉRCIO, R. de Q. . Teorizações e Vontades: purificação. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1258–1277, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.58365. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58365. Acesso em: 23 nov. 2024.