Os “musickings”, por Small, e questões para a Educação Musical

Autores/as

  • Uliana Ferlim UnB

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57800

Palabras clave:

Musicking. Christopher Small. Fenômeno sônico-social. Educação Musical.

Resumen

Este ensaio busca trazer o conceito de “musicking”, de Christopher Small (1998), um músico e estudioso informado pela antropologia interpretativa de Geertz (1973) e a teoria da mente de Bateson (1972). O “musicking” pode ser entendido, nas suas dimensões de função e natureza, como constituidor do ser humano, contemplando seus fundamentos biológico, social e cultural. A partir desta exposição, trazemos algumas implicações deste conceito para a Educação Musical, considerando a contribuição dos autores finlandeses (ODENDAAL et al., 2014) que o identificam e o expressam como fenômeno sônico-social e provocam a área com algumas questões: podemos prescindir de “musicking” para realizar educação? Como podemos organizar nossos ambientes educativos musicais?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BATESON, Gregory. Steps to an Ecology of Mind. Collected Essays in Anthropology, Pschiatry, Evolution and Epistemology. New York: Candler Publishing Co.; St Albans: Paladin (1973). 1972.

GARCIA, Walter. Apontamentos sobre uma canção para teatro: “Funeral de um Lavrador”. Literatura e Sociedade, v. 16, n. 15, 2011, pp. 160-173. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/64553. Acesso em 04 junho 2020.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of Cultures. New York: Basic Books, 1973.

HOLLANDA, Chico Buarque de. MELO NETO, João Cabral. Funeral de um lavrador. In.: Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: PHILIPS, 1966. LP (2 min 33)

MELO NETO, João Cabral, Morte e vida severina, Auto de Natal pernambucano, 1954-1955. In: ________. Obra completa, OLIVEIRA, Marly de (org.) 3a. reimp., Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999, p. 169-202.

ODENDAAL, Albi; KANKKUNEN, Olli–Taavetti; NIKKANEN, Hanna M.; and

VAKEVA, Lauri. What’s with the K? Exploring the implications of Christopher Small’s

‘musicking’ for general music education. Music Education Research, Vol. 16, No. 2, 162–175, 2014.

SACKS, Oliver. Alucinações Musicais. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SMALL, Christopher. Music of the common tongue: survival and celebration in Afro-American music. London: John Calder Ltd. New York: Riverrun Press Inc., 1987.

SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings of Performing and Listening. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1998.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

FERLIM, U. Os “musickings”, por Small, e questões para a Educação Musical. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 433–445, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.57800. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57800. Acesso em: 22 jul. 2024.