Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública do Espírito Santo sobre o ensino de Biologia

desejos e realidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57134

Palabras clave:

Recurso didático, Ensino-aprendizagem, Conhecimento biológico

Resumen

O objetivo foi analisar as percepções dos estudantes do Ensino Médio em relação ao ensino de Biologia. A pesquisa contou com a participação de 147 alunos de uma escola pública localizada no norte do Espírito Santo. Os dados foram obtidos através de questionário semiestruturado. Observou-se que a disciplina de Biologia é apreciada por 56,8% dos estudantes devido ao interesse em conhecer os seres vivos, porém considerada complicada por apresentar termos complexos e não se sentirem estimulados pela didática do professor. Os conteúdos de maior interesse pelos alunos na disciplina de Biologia são corpo humano, zoologia e genética e os de menor são células e plantas; e os recursos didáticos mais utilizados são aparelho multimídia, quadro branco e livro didático, porém os estudantes afirmaram que gostariam que as aulas de Biologia tivessem cunho prático com atividades de laboratório, uso de microscópio, aula de campo e visita a museus. Conclui-se que a biologia, apesar de ser apreciada pela maior parte dos estudantes, seu ensino ainda se encontra limitado pelo tradicionalismo metodológico e conceitual, carecendo de práticas que valorizam o conhecimento científico e a contextualização dos saberes com o cotidiano do aluno.

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

TESCH COELHO, F.; DUARTE SILVA, Érica; CASTRO MONTEIRO PIROVANI, J. . Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública do Espírito Santo sobre o ensino de Biologia: desejos e realidades. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 381–402, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.57134. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57134. Acesso em: 23 nov. 2024.