Feira de ciências e saberes: um olhar dos docentes para as contribuições da educação científica na educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57118

Palabras clave:

Divulgação científica. Educação básica. Formação cidadã. Prática docente.

Resumen

Esse estudo investigou as contribuições de uma experiência de Feira de Ciências e Saberes para a educação científica na educação básica. Quatro professoras das áreas de Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, orientaram os trabalhos científicos exibidos na feira de ciências. As percepções dos docentes sobre as contribuições para a construção do conhecimento científico, foram investigadas por meio de um questionário e posteriormente empregou-se a Análise de Conteúdo. Três categorias emergiram da análise de conteúdo: Relações interpessoais; Material de apoio pedagógico; Aprendizagem e Construção do conhecimento. A Feira de Ciências e Saberes apresentou-se como uma prática pedagógica eficiente, ao possibilitar a integração teoria-prática dos conteúdos curriculares, além de aproximar os estudantes à busca e construção do conhecimento, e articulação de valores, como o trabalho coletivo e o respeito ao próximo, evidenciando o papel da Escola na difusão da cultura científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

VANESSA CANDITO CANDITO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade. Atuou como docente na rede pública municipal. Atualmente é mestranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atuou como docente na rede pública municipal. 

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde. Doutoranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Citas

BARCELOS, N. N. S.; JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza. Ciênc. educ., Bauru, v.16, n.1, p .215-233, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERNARDES, A. O. Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências. Revista Educação Pública, 2011. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0006.html. Acesso em: 15 maio 2020.

BRASIL. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica FENACEB. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CASTRO JUNIOR, A. A.; SOUSA, M. F. C.; BOLDRINI, B. M. P. O.; RIZZATTI, I. M. Avaliação da Feira de Ciências de Roraima enquanto espaço de Divulgação Científica. RIS, v. 2, n. 1, jan./abr. 2019.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

DURMAZ, H.; OGUZHAN DINÇER, E.; OSMANOGLU, A. Conducting science fair activities: Reflections of the prospective science teachers on their expectations, opinions, and suggestions regarding science fair. Asia-Pacific Forum on Science Learning and Teaching, Erdine, v.18, n. 1, p. 1-25, 2017.

FALTAY, P.; OLIVEIRA, A. J. S. Itinerância e encontro de Ciências. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (orgs.). Quanta Ciência Há no Ensino de Ciências. São Carlos: EDUFSCar, 2008.

FRANCISCO, W.; OLIVEIRA, K. K. P. Por que participar de um projeto de feira de Ciências? Visão dos estudantes que participaram e organizaram o evento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2014,Ouro Preto, Anais [...]. Ouro Preto: UFOP, 2014.

FREIBERGER, R. M.; BERBEL, N. A. N. A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 37, p. 207-245, 2010.

GALLON, M. S. et al. Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 4, set./dez., 2019.

GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, T. V. O. Feiras de ciências e formação de professores. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EduFSCar, 2008.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.

LIMA, M. E. C. Feiras de ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EduFSCar, 2008.

MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, n. 6, 2000.

MANCUSO, R; LEITE FILHO, I. Feiras de Ciências no Brasil: Uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica FENACEB. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, [2006]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

MANCUSO, R.; MORAES, R. Museus interativos, feiras e clubes de ciências. In: BORGES, R. M. R. (org.) Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS: coletânea de textos publicados. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 141-150.

MEZZARI, S. et al. Feiras multidisciplinares e o ensino de ciências. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 1, p. 107 - 119, 2011.

QUEIROZ, S. F.; LIRA, F. L .C.; TONHOLO, J. Feira de Ciências no contexto da educação básica: tradição e inovação. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES,10., 2017, Aracajú. Anais [...]. Aracajú, 2017. p.1-15.

ROITMAN, I. Educação científica: quando mais cedo melhor. Brasília: RITLA, 2007. Disponível em : http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/rl000001.pdf Acesso em: 5 maio 2020.

SANTOS, S. C. M. dos; SOUSA, J. R. de; FONTES, A. L. de L. Protagonismo estudantil em feira de ciências na escola. Educ. Form., Fortaleza, v. 5, n. 3, e2151, set./dez. 2020.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

CANDITO, V. C.; BRAZ CARLAN RODRIGUES, C. .; MENDONÇA MENEZES, K. . Feira de ciências e saberes: um olhar dos docentes para as contribuições da educação científica na educação básica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 403–417, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.57118. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57118. Acesso em: 22 jul. 2024.