Feira de ciências e saberes: um olhar dos docentes para as contribuições da educação científica na educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57118

Palabras clave:

Divulgação científica. Educação básica. Formação cidadã. Prática docente.

Resumen

Esse estudo investigou as contribuições de uma experiência de Feira de Ciências e Saberes para a educação científica na educação básica. Quatro professoras das áreas de Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, orientaram os trabalhos científicos exibidos na feira de ciências. As percepções dos docentes sobre as contribuições para a construção do conhecimento científico, foram investigadas por meio de um questionário e posteriormente empregou-se a Análise de Conteúdo. Três categorias emergiram da análise de conteúdo: Relações interpessoais; Material de apoio pedagógico; Aprendizagem e Construção do conhecimento. A Feira de Ciências e Saberes apresentou-se como uma prática pedagógica eficiente, ao possibilitar a integração teoria-prática dos conteúdos curriculares, além de aproximar os estudantes à busca e construção do conhecimento, e articulação de valores, como o trabalho coletivo e o respeito ao próximo, evidenciando o papel da Escola na difusão da cultura científica.

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Biografía del autor/a

VANESSA CANDITO CANDITO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade. Atuou como docente na rede pública municipal. Atualmente é mestranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atuou como docente na rede pública municipal. 

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde. Doutoranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

CANDITO, V. C.; BRAZ CARLAN RODRIGUES, C. .; MENDONÇA MENEZES, K. . Feira de ciências e saberes: um olhar dos docentes para as contribuições da educação científica na educação básica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 403–417, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.57118. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57118. Acesso em: 23 nov. 2024.