Notas sobre as interfaces teóricas de Marx e Gramsci para a educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56133Palabras clave:
Educação; Marx e Gramsci; Práxis e Escola Unitária.Resumen
O presente ensaio teórico objetiva realizar apontamentos de naturezas teórica e qualitativa sobre os aspectos relacionados a educação presente nas obras de Karl Marx e Antonio Gramsci. Assim, discutir-se-ão os pressupostos de uma educação, no caso da teoria marxista, voltada a classe trabalhadora e comprometida com a transformação da sociedade, objetivando a emancipação dos sujeitos. Já para Gramsci, suas premissas educacionais refletiam uma escola unitária, de formação integral e humana, também comprometida com a mudança social. Portanto, a justificativa do ensaio se faz relevante para refletir os contextos contemporâneos e os embates em prol de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.
Descargas
Citas
COUTINHO, C. N. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1994.
FRIGOTTO, G. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trab. Educ. Saúde., 7 sup, 2009, p. 67-82.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere - Caderno 12. 4a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
GRAMSCI, A. Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.
KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LÖWY, M. Marxismo contra o positivismo. São Paulo: Cortez, 2018.
MANACORDA, M. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. 2a ed., Campinas: Alínea, 2008.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
MARX, K. O Capital: Crítica da economia política - Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
NOSELLA, P. A escola de Gramsci. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2010.
NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. In: Anais, Encontro internacional de trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2007.
SOUSA JÚNIOR, J. Marx e a crítica da educação: da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida: Idéias & Letras, 2010.
VÁSQUEZ, A.S. Filosofia da práxis. 2a. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.