Validade de conteúdo das provas de um curso de compreensão oral para fins acadêmicos: relato de uma experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.55520

Palabras clave:

Validade de conteúdo. Compreensão oral. Inglês para fins acadêmicos – IFA. Idiomas sem Fronteiras - IsF.

Resumen

Este artigo relata a análise da validade de conteúdo (GREEN 2014) das provas aplicadas em um curso de Inglês para Fins Acadêmicos com foco na compreensão oral no Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF. O objetivo foi verificar o alinhamento entre o plano de ensino e as provas. As categorias de análise foram as micro e macroabilidades da compreensão oral conforme Brown (2004; 2007). Foram aplicados questionários aos alunos para verificar sua percepção quanto à clareza das questões e ao grau de dificuldade dos áudios. Os resultados indicaram que a primeira prova apresenta validade de conteúdo satisfatória, dois áudios considerados não muito difíceis e questões que não causaram problemas de compreensão. Na segunda, a validade de conteúdo foi parcial (60%) e o julgamento quanto à dificuldade do áudio e à clareza das questões coincidiu com o expresso para a primeira. A terceira prova foi considerada portadora de validade de conteúdo, embora tenha sido complexo fazer tal verificação porque não havia correspondência explícita entre o plano de ensino e a rubrica das questões. Quanto à clareza das questões, houve a mesma percepção das provas anteriores e o áudio foi o que mais alunos consideraram difícil, levando-nos a refletir sobre possíveis motivos para tal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Martins Santos, Universidade de Brasília

Aluna do curso de Graduação em Letras-Inglês Licenciatura da Universidade de Brasília e ex-bolsista do Idiomas sem Fronteiras/Inglês na mesma instituição.

Citas

ABREU-E-LIMA, D.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C. S.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Orgs.) Inglês sem Fronteiras: internacionalização da Educação Superior e formação de professores de língua estrangeira. Belo Horizonte: Editora UFMG, no prelo.

BOHLKE, D.; LOCKWOOD, R. B. Skillful Listening & Speaking 2. London: Macmillan, 2013.

BOYLE, M.; KISSLINGER, E. Skillful Listening & Speaking 3. London: Macmillan, 2013.

BRAGA, J.C.F.; SOUZA, V.V.S; DELLAGNELO, A.C.K. Catálogo de cursos do IsF: unidade nacional. In: ABREU-E-LIMA, D.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C. S.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Orgs.) Sistemas de gestão e ações do Núcleo Gestor: a experiência do Programa Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, no prelo.

BROWN, H. D. Language assessment: principles and classroom practices. 1st edition. New York: Pearson Education Ltd., 2004.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3rd edition. New York: Pearson Education Ltd., 2007.

CRAVEN, M.; SHERMAN, K. D. Q Skills for success: Listening and Speaking 3. Oxford: Oxford University Press, 2010.

FREIRE, R.; JONES, T. Q Skills for success: Listening and Speaking 4. 2nd Edition. Oxford: Oxford University Press, 2011.

GREEN, A. Exploring language assessment and testing. Oxon, UK: Routledge, 2014.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.

RETORTA, M. S.; MAROCHI, T. B. Avaliação em línguas estrangeiras: da teoria à prática. Curitiba: Editora CRV, 2018.

SCANLON, J. Q Skills for success: Listening and Speaking 1. Oxford: Oxford University Press, 2010.

UR, P. A course in language teaching: practice and theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Publicado

2020-08-25

Cómo citar

QUEVEDO-CAMARGO, G.; MARTINS SANTOS, G. . Validade de conteúdo das provas de um curso de compreensão oral para fins acadêmicos: relato de uma experiência. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 289–308, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.2.55520. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/55520. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a