Biblioteca escolar na educação infantil:

espaço-tempo de linguagens, interações e imaginação

Autores/as

  • jozaene_faria Faria Prefeitura Municipal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.52959

Palabras clave:

Biblioteca escolar. Educação Infantil. Linguagens. Literatura Infantil.

Resumen

A biblioteca escolar é um espaço-tempo de diversas possibilidades de interação e desenvolvimento das linguagens das crianças. Especialmente quando está inserida na primeira etapa da educação básica. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do projeto de ensino “1, 2, 3... Era uma vez”, desenvolvido no ano de 2018, com alunos de 3 e 4 anos de idade, em uma Escola Municipal Educação Infantil da cidade de Uberlândia-MG. A finalidade desse projeto foi estimular o hábito e o prazer da leitura das crianças através do encantamento da literatura infantil. As práticas pedagógicas desse relato estão fundamentadas em Vygotski (1991; 2018); Bakhtin/Volochínov (2009); Freire (2008); Edwards; Gandini; Forman (2016). Além disso, utilizaremos o Referencial Curricular Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009).

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Citas

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Publicado

2020-08-25

Cómo citar

FARIA, jozaene_faria. Biblioteca escolar na educação infantil:: espaço-tempo de linguagens, interações e imaginação. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 272–288, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.2.52959. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/52959. Acesso em: 25 ago. 2024.