Potencialidades da contação de causos na sala de aula
um estudo sobre a representação de um personagem contador de causos
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.52781Palabras clave:
contação de causos; cultura caipira; representação;Resumen
O objetivo deste trabalho é investigar a representação da cultura caipira nos telenovelas por meio da análise da representação do personagem contador de causos Eleutério Ferrabrás (interpretado pelo ator Reginaldo Faria) na telenovela “Paraíso” (2009), procurando analisar sua performance de contador de causos a partir dos estudos de Luciana Hartmann (2011). A escolha dessa telenovela baseia-se no fato do autor de telenovelas Benedito Ruy Barbosa, retratar constantemente em suas obras personagens ligados ao campo. A linha analítica escolhida justifica-se no fato de Luciana Hartmann estudar a performance dos contadores de causos do Rio Grande do Sul na fronteira Brasil, Uruguai e Argentina, no que tange preocupação em estudar as qualidades dramáticas corporais que o contador realiza na contação do causo e na sua relação com os ouvintes. Conclui-se que o uso dos causos é de grande potencialidade nas aulas de arte na educação básica.
Descargas
Citas
ALEM, J. M. Rodeios: a fabricação de uma identidade caipira-sertanejo-country no Brasil. REVISTA USP, São Paulo, n.64, p. 94-121, dezembro/fevereiro 2004-2005. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13394/15212 Acesso em 04 de maio de 2018.
ANTUNES, E. De Caipira a Universitário: a história do sucesso da música sertaneja. São Paulo: Matrix, 2012.
BRANDÃO, M. C. Telenovela: Identidade calcada na verossimilhança da narrativa. In: LAHNI, Cláudia Regina, PINHEIRO, Marta de Araújo. (Orgs.). Sociedade e Comunicação: Perspectivas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. p.51-66.
CANCLINI, N. G. A Globalização Imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007.
CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
CÂNDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982.
FARIA, P. B. D. A cultura caipira na teledramaturgia brasileira: uma análise da representação da identidade interiorana em "Paraíso". Juiz de fora, 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de fora, 2014. Disponível em https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/772/1/paulabeatrizdomingosfaria.pdf Acesso em 20 de junho de 2017.
FRANÇA, V. V. A TV e a dança dos valores: roteiro analítico para tratar da relação entre televisão e sociedade. In: FRANÇA, Vera Veiga; CORRÊA, Laura Guimarães. (Org.). Mídia, instituições e valores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
FREYRE, G. Interpretação do Brasil: Aspectos da formação social brasileira como processo de amalgamento de raças e culturas. São Paulo: Livraria José Olympio Editora, 1947.
HARTMANN, L. Gesto, palavra e memória: performances narrativas de contadores de causos. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
PROPP, V. Comicidade e riso. Tradução Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ed. Ática, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.