Motivação e performance: contribuição do Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.52610Palabras clave:
concurso de piano; motivação; performance; ensino-aprendizagemResumen
Este relato de experiência apresenta uma estratégia metodológica usada no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli na disciplina de piano. Utilizamos a ênfase de caminhos interpretativos e performáticos como forma de enriquecimento no ensino-aprendizagem pianístico culminando no Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli. Sabe-se que a prática do piano depende da motivação e dedicação diária ao instrumento, pois é um processo de aprendizagem que depende de competências físicas, emocionais e intelectuais. Assim, nessa reflexão, enfatizamos o concurso de piano como uma ferramenta de motivação para alunos e professores de nossa escola.
Descargas
Citas
AUSTIN, J. R. The effect of music contest format on self-concept, motivation, achievement, and atitude of elementary band students. Journal of Research in Music Education, n. 36. 1988
COSTA, M. A. Os concursos nacionais de piano no brasil e a formação do cânone de repertório. Revista Do Colóquio, 1(2), 2012 Disponível em https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7755. Acessado em Jan de 2020.
DECI, E; RYAN, R. Intrinsic and Extrinsic Motivation: Classic Defenition and New Directions. Contemporany Educational Psycology, volume 25. 2000.
ELIAS, M. H. P. da S. Criação contemporânea para piano no Brasil. Revista Eletrônica de Musicologia (REM), v. 13, jan. 2010. Disponível em http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv13/07/06_elias/criacaocontemporanea.htm. Acesso em 17 set. 2011.
GLASER, S. R.Processos de ensino e aprendizagem da performance pianística: um ensaio sob a perspectiva do princípio de continuidade de John Dewey. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 98-114, jul./dez. 2018.
PINTO, A. Motivação para o Estudo de Música: Factores de Persistência. Revista Música, Psicologia e Educação. n. 6, 2004. Disponivel em: https://core.ac.uk/download/pdf/47138182.pdf. Acesso em 03/02/2020.
REIS, J. G.; DUARTE, P. O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 5-20, jul./dez. 2018
SILVA, C. F. B. da. Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade de Évora. 2018. Disponível em http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/23976. Acesso em 27/01/2020.
ZERBINATTI, C. D. Motivação e performance: contribuições da psicologia da música à prática instrumental. 2009. 115 f. Monografia (Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música) Centro de Música - ECA - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.