O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências

Autores/as

  • Carolina Pereira Aranha UFMA
  • Regina Célia de Sousa
  • João Batista Bottentuit Junior UFMA
  • Juliana Rodrigues Rocha UFMA
  • André Flávio Gonçalves Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46164

Palabras clave:

Vídeo., Internet., Aprendizagem

Resumen

O ensino de Ciências da Natureza precisa conectar-se à realidade dos alunos. Estamos diante de um mundo digital, repleto de apelos visuais e de informações disseminadas das mais diversas formas (blogs, vídeos, fóruns etc.). Podemos até afirmar que vivemos em plena era digital, onde a informação e o conhecimento veiculados pelas tecnologias e, em especial pelo computador, são a nova moeda das economias mundiais e que, portanto, afetam, com a mesma intensidade, todas as nações. Este artigo trata das categorias de vídeos sobre ciências encontradas em uma das plataformas de repositórios de vídeo mais utilizada, o YouTube, quais são esses vídeos e de que forma podem ser utilizados no processo de ensino aprendizagem das Ciências da Natureza. Categorizamos os vídeos em canais de vídeo aulas, canais de experimentos, canais de ciência e canais de professores com produção dos alunos, e apresentamos possíveis utilizações de vídeos como conteúdo, ilustração, sensibilização, avaliação, simulação e produção.

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Biografía del autor/a

Carolina Pereira Aranha, UFMA

Mestre em Física, Docente na Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo-LEdoC-UFMA e coordenadora do Laboratório de Ensino de Ciências (UFMA-Bacabal).

Regina Célia de Sousa

Doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais, Docente no Departamento de Física-UFMA.

João Batista Bottentuit Junior, UFMA

Doutor em Ciências da Educação; Docente do Departamento de Educação II-UFMA, Professor Permanente do Mestrado em Cultura e Sociedade

Juliana Rodrigues Rocha, UFMA

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí, Docente na Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo-LEdoC-UFMA.

André Flávio Gonçalves Silva

Mestre em Física com ênfase em Física Teórica, Docente na Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo-LEdoC-UFMA, Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física-NPEF-URCA.

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Publicado

2019-04-14

Cómo citar

ARANHA, C. P.; SOUSA, R. C. de; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; ROCHA, J. R.; SILVA, A. F. G. O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 10–25, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46164. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46164. Acesso em: 22 nov. 2024.