O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46164Palabras clave:
Vídeo., Internet., AprendizagemResumen
O ensino de Ciências da Natureza precisa conectar-se à realidade dos alunos. Estamos diante de um mundo digital, repleto de apelos visuais e de informações disseminadas das mais diversas formas (blogs, vídeos, fóruns etc.). Podemos até afirmar que vivemos em plena era digital, onde a informação e o conhecimento veiculados pelas tecnologias e, em especial pelo computador, são a nova moeda das economias mundiais e que, portanto, afetam, com a mesma intensidade, todas as nações. Este artigo trata das categorias de vídeos sobre ciências encontradas em uma das plataformas de repositórios de vídeo mais utilizada, o YouTube, quais são esses vídeos e de que forma podem ser utilizados no processo de ensino aprendizagem das Ciências da Natureza. Categorizamos os vídeos em canais de vídeo aulas, canais de experimentos, canais de ciência e canais de professores com produção dos alunos, e apresentamos possíveis utilizações de vídeos como conteúdo, ilustração, sensibilização, avaliação, simulação e produção.
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