O uso de materiais autêntivos para cursos de nível básico de inglês para fins específicos
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.3.71-80Palabras clave:
nível A2 QCER; adaptação de material autêntico; inglês para fins específicos.Resumen
Este artigo investiga o uso de materiais autênticos para cursos de nível A2 (QCER). Neste relato de experiência, compartilhamos as vantagens do uso desses materiais para o processo de ensino-aprendizagem e desafios provenientes do processo de elaboração e revisão de cursos para o NucLi UnB do Programa IsF. Discutimos o processo de adaptação desses materiais para adequá-los ao contexto acadêmico e ao nível de proficiência linguística do público alvo dos cursos de Compreensão oral: palestras e aulas e Produção oral: interações acadêmicas. O relato e discussão são provenientes de entrevistas com professores bolsistas e a análise teórica foi feita com base na literatura referente ao uso de materiais didáticos no ensino de línguas estrangeiras. Ao final, esperamos poder trazer contribuições relevantes para professores de língua estrangeira, no que tange à produção e adaptação de materiais autênticos para níveis básicos de proficiência.
Descargas
Citas
BOXER, D.; PICKERING, L. Problems in the presentation of speech acts in ELT materials: The case of complaints.ELT Journal; v. 49, 1995, p. 44-58. Disponívelem: https://doi.org/10.1093/elt/49.1.44. Acessado em: agosto, 2018
BURNS, A. Collaborative Action Research for English Language Teachers. New York:
Cambridge University Press, 1999.
COELHO, T. Poderá o uso de materiais autênticos durante a aula aumentar os níveis de motivação dos alunos?. Porto: Universidade do Porto,2011. Disponível em: repositorio-aberto.up.pt. Acessado em: agosto, 2018.
GILMORE, A. Authentic materials and authenticity in foreign language learning. Language teaching, v. 40, n. 2, p. 97-118, 2007.Disponívelem:https://doi.org/10.1017/S0261444807004144. Acessadoem: agosto, 2018.
HAMMOND, J.; GIBBONS, P. Putting scaffolding to work: The contribution of scaffolding in articulating ESL education.Prospect,v. 20, n. 1, 2005.Disponívelem: researchonline.mq.edu.au. Acessadoem: agosto, 2018.
HARMER, J. The practice of English language teaching. Longman: New York, 1983.
MCCARTHY, M.; CARTER, R. Language as discourse. Longman: Harlow, 1994.
NUNAN, D. Second Language Teaching & Learning. Heinle&Heinle Publishers: Florence, 1999.
WILLIS, J.; WILLIS, D. A flexible framework for task-based learning. Challenge and change in language teaching, p. 52-62, 1996.Disponívelem: academia.edu. Acessadoem: agosto, 2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.