O BRINCAR NA PRÉ-ESCOLA
REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.26-39Palabras clave:
Infâncias, Brincar, Formação de Professores.Resumen
O artigo apresenta resultado de pesquisa qualitativa - de natureza exploratória - que objetivou analisar o lugar do brincar em uma pré-escola pública municipal de São Paulo no “Dia do Brinquedo”, por meio de observação participante com registro em Diário de Bordo, e as consequências para a formação de professores e para o campo da educação infantil. Foram observadas rotinas predominantemente escolarizantes, a presença marcante das relações de gênero, além de hábitos de consumo e do consumismo manifestados pelas crianças com relação aos brinquedos e o papel mediador do professor nessas interações. Conclui-se que as crianças pesquisadas permanecem invisíveis aos olhos dos adultos/educadores no que se refere às necessidades, interesses, à garantia da vivência das infâncias e das brincadeiras e o pleno direito à educação, levando-nos a refletir acerca da necessária formação lúdica de professores de crianças pequenas.
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