A CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA

Autores/as

  • Cláudia Goulart ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2017v19.n.2.230-258

Palabras clave:

Língua Portuguesa. Linguagem e educação. Gênero oral formal. Exposição oral. Seminário.

Resumen

Dada a pouca atenção com que os gêneros orais são abordados na escola, o objetivo deste artigo é descrever e caracterizar um dos gêneros orais formais públicos mais utilizados na esfera escolar: a exposição oral em seminários. O foco principal deste texto é apresentar as características textuais desse gênero, segundo o que postula Travaglia (2007) de forma a identificar e distinguir seu objetivo sociocomunicativo, a estrutura composicional, o conteúdo temático, o estilo e as condições de produção. Essa caracterização é importante porque pode auxiliar professores na tarefa de levar os estudantes a se apropriarem de um gênero secundário, formal, cujas habilidades são desenvolvidas por meio de reflexões. Assim fazendo, os professores podem auxiliar os estudantes a assumirem o lugar do enunciador que o expositor deve ocupar, objetivo principal da exposição oral. O corpus analisado foi constituído por gravações em áudio e vídeo de estudantes do último ano do ensino fundamental (9º ano) e do ensino médio em atividades de exposição oral em seminário nos conteúdos de Língua Portuguesa/Literatura, Física, Biologia e Geografia. Os resultados evidenciam que a exposição oral é um gênero que os alunos não dominam e são necessárias intervenções didáticas que possibilitem a reflexão sobre a importância de se aliar os recursos linguísticos e prosódicos aos elementos multissemióticos que se interpenetram e se complementam no curso das exposições orais.

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Biografía del autor/a

Cláudia Goulart, ESEBA/UFU

Professora de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia/Eseba/UFU, membro do PETEDI e pesquisadora na área da Sociolinguística, Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa. Possui titulação de doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e é mestre pela mesma universidade. E-mail: goulart.morais@gmail.com

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Publicado

2017-12-28

Cómo citar

GOULART, C. A CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 230–258, 2017. DOI: 10.14393/OT2017v19.n.2.230-258. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40811. Acesso em: 5 nov. 2024.