O TRABALHO PEDAGÓGICO E A AVALIAÇÃO FORMATIVA: UMA DUPLA INDISSOCIÁVEL EM PROL DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Clarice Carolina Ortiz de Camargo ESEBA/UFU
  • OLENIR MARIA MENDES

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.41-66

Palabras clave:

Avaliação. Avaliação formativa. Inclusão.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo traçar uma reflexão acerca da avaliação a partir do material apresentado na Unidade 1, Anos 1, 2 e 3 dos Cadernos de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tendo como base as discussões ocorridas nos encontros do Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial e nossos estudos desenvolvidos no âmbito da Pós-graduação, Mestrado em Educação, resultantes da nossa dissertação de mestrado, finalizada no ano de 2014. Buscamos por meio de levantamento bibliográfico, apresentar os percursos e rupturas da avaliação educacional, destacando as contribuições da Avaliação Formativa e seus princípios includentes em prol da melhoria da aprendizagem da Educação Básica.

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Publicado

2017-08-23

Cómo citar

DE CAMARGO, C. C. O.; MENDES, O. M. O TRABALHO PEDAGÓGICO E A AVALIAÇÃO FORMATIVA: UMA DUPLA INDISSOCIÁVEL EM PROL DA APRENDIZAGEM. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 41–66, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.41-66. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/37075. Acesso em: 23 jul. 2024.