MAGISTÉRIO: OFÍCIO OU SACERDÓCIO?

Autores/as

  • Humberto Vinício Altino Filho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lídia Maria Nazaré Alves Universidade do Estado de Minas Gerais/Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu
  • Gislaine de Cássia Romualdo Arruda
  • Kennedy Santos Lopes

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.97-107

Palabras clave:

Professor, Magistério, Capitalismo

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo expor duas construções da imagem do professor: uma que trata o magistério como sacerdócio, uma vocação, a ser desempenhada com amor e dedicação. Nessa vertente, o professor, além de ensinar tem que agradar e comover, tendo por gratificação riquezas não materiais. Outra faceta apresentada é a do professor como trabalhador docente, considerando a entrada das relações capitalistas no ambiente acadêmico e, por conseguinte, a proletarização do magistério. Neste caso o professor é visto como detentor do saber sistemático, fragmentado, em busca de uma maior produtividade em seus resultados. Por fim, percebeu-se que as duas concepções do magistério podem dialogar para que o professor possa ter a devida realização em sua função de ensinar, sem perder o caráter reivindicatório de sua classe trabalhista.

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Biografía del autor/a

Humberto Vinício Altino Filho, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Lídia Maria Nazaré Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais/Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Professora na UEMG e na FACIG.

Gislaine de Cássia Romualdo Arruda

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu.

Citas

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

ALTINO FILHO, H. V.; ALVES, L. M. N.; ARRUDA, G. de C. R.; LOPES, K. S. MAGISTÉRIO: OFÍCIO OU SACERDÓCIO?. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 97–107, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.97-107. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/35671. Acesso em: 25 ago. 2024.