MAGISTÉRIO: OFÍCIO OU SACERDÓCIO?
DOI:
https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.97-107Palabras clave:
Professor, Magistério, CapitalismoResumen
O presente trabalho tem por objetivo expor duas construções da imagem do professor: uma que trata o magistério como sacerdócio, uma vocação, a ser desempenhada com amor e dedicação. Nessa vertente, o professor, além de ensinar tem que agradar e comover, tendo por gratificação riquezas não materiais. Outra faceta apresentada é a do professor como trabalhador docente, considerando a entrada das relações capitalistas no ambiente acadêmico e, por conseguinte, a proletarização do magistério. Neste caso o professor é visto como detentor do saber sistemático, fragmentado, em busca de uma maior produtividade em seus resultados. Por fim, percebeu-se que as duas concepções do magistério podem dialogar para que o professor possa ter a devida realização em sua função de ensinar, sem perder o caráter reivindicatório de sua classe trabalhista.
Descargas
Citas
HIRO, Cássio D. Educação, trabalho e proletarização: o professor enquanto trabalhador docente. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 117, p. 73-80, mai., 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19861/11104>. Acesso em: 15 out. 2014.
KRENTZ, Lúcio. Magistério: vocação ou profissão? Educação em Revista, n. 3. jun. 1986 . Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981986000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 out. 2014.
LENGERT, Rainer. Profissionalização docente: entre vocação e formação. La Salle – Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 16, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195/209>. Acesso em: 17 out. 2014.
LYRA, Jorge. Docência: uma profissão? Estudo da representação social do professor com relação à sua profissão. 1999. (Texto de divulgação). Disponível em: < https://www.ufpe.br/proext/images/publicacoes/cadernos_de_extensao/Educacao/docencia.htm>. Acesso em: 14 out. 2014.
RODRIGUEZ, Margarita V. Reformas educacionais e proletarização do trabalho docente. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, pp. 45-56, 2008. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/5099/3307>. Acesso em: 22 out. 2014.
SÁ, Nicanor P. O aprofundamento das relações capitalistas no interior da escola. Cadernos de Pesquisa, n. 57, p. 20-29, mai., 1986. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 24 out. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.