O "ESPAÇO CULTURAL" DA ESEBA: AMBIENTES QUE PROVOCAM APRENDIZAGENS
Palabras clave:
Educação Infantil, ambientes, aprendizagem.Resumen
O "Espaço Cultural" possui a intenção de contribuir para o desenvolvimento artístico cultural das crianças através do contato e valorização das diversidades das manifestações artísticas - culturais: visual, teatral, poéticas, literária, musical, danças e outras. Não é um espaço do ensino da arte propriamente dita. Entretanto, é uma proposta que se concretiza no cotidiano da escola por meio da exploração das múltiplas linguagens das crianças, professores (as), estagiários (as) e bolsistas (PROGRAD) da graduação. Acordamos com Faria e Mello (2005) ao afirmarem que as múltiplas manifestações das crianças como movimento de corpo, a música, a pintura, as produções bi e tridimensionais compõem o universo simbólico e concreto delas e de seus professores. As crianças manuseiam objetos, experimentam e realizam atuações para conhecer e interpretar o mundo. Acordamos que o ambiente deve constituir uma força geradora de situações emocionais e cognitivas de bem-estar e confiança; deve deixar a criança desenvolver sensações físicas, psicológicas, olfativas, imaginativas, auditivas, táteis. (FRIEDMANN, 2005). Compreendemos que o olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais e moveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem como ele são reveladores de uma concepção pedagógica (HORN, 2004, p. 15). Nesse sentido, compomos ao longo do ano distintos ambientes que intentam provocar diversas aprendizagens nas crianças. Os ambientes são arquitetados de acordo com a proposta pedagógica. Isto é, o ambiente - sala de aula do Espaço Cultural é pensado e, assim, composto com elementos artísticos culturais para provocar aprendizagens junto às crianças e professores da Educação Infantil da escola.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.