Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem: uma experiência de avaliação formativa

Autores/as

  • Olenir Maria Mendes Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Avaliação Educacional, Avaliação Formativa, Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem

Resumen

O nosso propósito será discutir uma experiência fundamentada numa concepção de avaliação formativa e compreendida como momento de investigação e conscientização acerca das potencialidades, progressos, limites, características e ritmos específicos dos/as estudantes e docentes. Pretendemos assim, partilhar algumas experiências de práticas avaliativas desenvolvidas no I Curso de Especialização em Geografia para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, oferecido pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. A partir de um projeto construído coletivamente por professores e professoras que trabalham com formação docente surgiu a possibilidade de implementação de práticas também coletivas, que tivessem como intenção a garantia da aprendizagem dos/as professores/as cursistas. Esse projeto se concretizou por meio da disciplina Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem, a qual procurou compreender e acompanhar o estágio de aprendizagem em que se encontravam as(os) professoras(es) cursistas, para orientar e intervir no desenvolvimento educacional de cada um/a, construindo e aplicando propostas de atividades pedagógicas resultantes dos estudos teórico-práticos desenvolvidos ao longo do Curso. Os resultados de todo esse processo permitiu-nos uma ampliação do conceito e de concepções de avaliação que se encontram em transformação. O propósito principal da avaliação foi alcançar as aprendizagens significativas, as chamadas aprendizagens profundas, reflexivas, com compreensão, ou seja, aprendizagens construídas ativamente pelos/as professores/as cursistas e auto-reguladas e isto se concretizou através dos encontros dos pequenos grupos (entre três e quatro cursistas mais o orientador/a), com o intuito de discutir e compreender o estágio de aprendizagem em que os/as participantes se encontravam, a partir do conhecimento que foi se construindo sobre avaliação formativa, mesmo que em alguns grupos não tenha sido possível total compreensão, a experiência representou mais uma possibilidade no campo da avaliação transformadora da realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olenir Maria Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Didática da Faculdade de Educação da UFU e do Programa de Pós Graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional - GEPAE e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares - GPECPOP.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

MENDES, O. M. Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem: uma experiência de avaliação formativa. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22330. Acesso em: 23 jul. 2024.