Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.Directrices para autores/as
Não há custos para submissão, processo editorial, distribuição e download dos arquivos.
Todos os autores devem estar cadastrados no sistema da Olhares & Trilhas.
Os arquivos devem ser enviados em .doc, .docx ou .rtf e devem, obrigatoriamente, obedecer à folha de estilos da revista, incluindo normas de formatação e referências. Ela está disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/727.
Os textos devem conter, no máximo, 20 páginas.
Todos os trabalhos submetidos à Olhares & Trilhas são escrutinados por programas de identificação de plágio e autoplágio.
É proibida a tradução de artigos publicados na Olhares & Trilhas para outro idioma sem a autorização do Comitê Editorial.
A Olhares & Trilhas aceita trabalhos com o número máximo de três autores, sendo que ao menos um deve deter a titulação mínima de mestre. Além disso, é permitida a publicação de apenas um artigo por autor/coautor em cada número da revista.
É necessário que quaisquer informações que possibilitem identificar os autores, sua filiação acadêmica e a instituição na qual a pesquisa foi realizada sejam suprimidas do texto e dos metadados (propriedades) dos arquivos, de modo a garantir o anonimato e a integridade do processo de avaliação duplo-cega. Essas informações poderão ser incluídas no arquivo na etapa de finalização do processo editorial. Os autores podem proceder à supressão das informações da seguinte maneira, incluindo autocitações: “A pesquisa foi desenvolvida no curso de Letras Inglês da Universidade X ao longo do desenvolvimento da dissertação de mestrado intitulada “XXXX” (Autor 1, ANO), sob orientação do Autor 2”.
Anteriormente à submissão de trabalhos à Olhares & Trilhas, os autores devem passar o texto por minuciosa revisão textual e por uma detalhada normatização ABNT.
Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente concedendo à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito, desde que com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Além disso, os autores estarão confirmando sua concordância com as diretrizes editoriais da Revista Olhares & Trilhas.
Após submissão, os autores serão contactados, no mínimo, duas vezes. A primeira será referente à solicitação de eventuais adequações/correções sugeridas pelos pareceristas. Nessa etapa, o autor terá até 14 dias, a contar do dia de recebimento da solicitação, para reenviar o texto com as correções feitas. O segundo contato será referente à solicitação de validação e/ou alterações tangentes à revisão textual e normatização ABNT. Recebida a mensagem de solicitação, os autores terão até 7 dias para enviar o arquivo corrigido.
- Ética na pesquisa
Trabalhos que envolvam abordagem e recrutamento de seres humanos deverão ser analisados e aprovados por um Comitê de Ética (institucional, regional ou nacional), atendendo às resoluções 466/12 e 510/16, conforme a especificidade do trabalho apresentado.
Neste caso, os autores deverão incluir na seção mais oportuna (Metodologia, Material e Métodos ou Considerações Éticas) o parecer de aprovação emitido pelo Comitê de Ética, além do seu respectivo número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética), tendo em vista comprovar a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética.
O participante deverá ter sido informado sobre a coleta e uso de fotografias ou gravações no momento do esclarecimento, e o Termo de Consentimento deverá trazer todas as informações sobre o destino desse material. Além disso, ao encaminharem para divulgação algum material (como fotografias e gravações) que possa identificar o participante, os autores deverão encaminhar para a revista um termo de cessão de imagem fornecido pelo participante.
O Parecer de Aprovação do projeto pelo Comitê de Ética poderá ser apresentado na forma de documento suplementar no momento da submissão do arquivo ao sistema da revista.
- Formatação
As configurações de margens, espaçamentos, fonte, tamanho de fonte, referências bibliográficas e demais configurações devem seguir a folha de estilo da revista: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/727. A seguir, apresentamos uma síntese da formatação, mas, mesmo assim, deve-se utilizar nossa folha de estilos.
- Tamanho do papel: A4
- Margens: superior e esquerda (3cm) | inferior e direita (2 cm)
|
Título original |
Título em língua estrangeira |
Resumo/Abstract |
Fonte |
Times New Roman |
Times New Roman |
Times New Roman |
Tamanho da fonte |
14 |
12 |
11 |
Recuo inicial |
Sem recuo |
Sem recuo |
Sem recuo |
Alinhamento |
Centralizado |
Centralizado |
Justificado |
Espaçamento entrelinhas |
1,0 + 0 pt |
1,0 + 0 pt |
1,0 + 0 pt |
|
Palavras-chave/Keywords |
Corpo textual |
Citações diretas |
Excertos |
Fonte |
Times New Roman |
Times New Roman |
Times New Roman |
Times New Roman |
Tamanho da fonte |
11 |
12 |
11 |
11 |
Recuo inicial |
Sem recuo |
1,25 cm |
4 cm |
2 cm |
Alinhamento |
Justificado |
Justificado |
Justificado |
Justificado |
Espaçamento entrelinhas |
1,0 + 0 pt |
1,5 + 0 pt |
1,0 + 0 pt |
1,0 + 0 pt |
|
Notas de rodapé |
Títulos de quadros, tabelas, figuras |
Seção de referências |
Fonte |
Times New Roman |
Times New Roman |
Times New Roman |
Tamanho da fonte |
10 |
10 |
12 |
Recuo inicial |
Sem recuo |
Sem recuo |
Sem recuo |
Alinhamento |
Justificado |
Centralizado |
Esquerda |
Espaçamento entrelinhas |
1,0 + 0 pt |
1,0 + 0 pt |
1,0 + 12 pt |
As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem, não ao final do documento.
- Modelos de referências
As referências devem seguir à risca as normas NBR 6023:2018 (ABNT). Há modelos de referências ao final da folha de estilos da Olhares & Trilhas (disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/727).
LIVROS
ARONIN, L.; HUFEISEN, B. (ed.). The exploration of multilingualism: development of research on L3, multilingualism and multiple language acquisition. Amsterdam: John Benjamins, 2009. DOI: https://doi.org/10.1075/aals.6.
BEVILACQUA, C. R. et al. (org.). Como elaborar um dicionário especializado? Porto Alegre: Zouk, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/266086. Acesso em: 3 jan. 2024.
CABRÉ, M. T. Terminology: theory, methods and applications. Edição de Juan Carlos Sager. Tradução de Janet Ann DeCesaris. Amsterdam: John Benjamins, 1999.
FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PASCHOAL, M. S. Z.; CELANI, M. A. A. (org). Lingüística aplicada: da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992.
CAPÍTULOS DE LIVROS
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In: LOBO, T. et al. (org.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 723-728. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16749. Acesso em: 5 fev. 2024.
ARONIN, L.; HUFEISEN, B. Methods of research in multilingualism studies: reaching a comprehensive perspective. In: ARONIN, L.; HUFEISEN, B. (ed.). The exploration of multilingualism: development of research on L3, multilingualism and multiple language acquisition. Amsterdam: John Benjamins, 2009. p. 103-120. DOI: https://doi.org/10.1075/aals.6.
MACIEL, A. M. B. Terminologia e corpus. In: TAGNIN, S. E. O.; BEVILACQUA, C. R. (org.). Corpora na terminologia. São Paulo: Hub Editorial, 2013. p. 29-45.
TCCS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES
AZIEZ, F. The long-term impact of learner-learner interaction on L2 English development. 2021. Doctoral Dissertation (Doctorate in Applied Linguistics) – Faculty of Modern Philology and Social Sciences, University of Pannonia, Veszprém, 2021. DOI: https://doi.org/10.18136/PE.2021.776.
LOPES, M. E. S. Análise das terminologias relacionadas à área de domínio da saúde usada por habitantes da cidade de Apuiarés, Ceará. 2021. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60646. Acesso em: 7 mar. 2024.
OLIVEIRA, B. S. Construindo o ensino de português como língua de acolhimento: uma análise da apostila didática Pode Entrar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/178755. Acesso em: 8 abr. 2024.
YÁÑEZ PIÑERA, I. Programación didáctica de Tecnologia 2º ESO y proyecto de innovación docente “La clase invertida”: mejorando el aprendizaje. 2022. Tesis de Maestría (Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria, Bachillerato y Formación Profesional) – Facultad de Formación del Profesorado y Educación, Universidad de Oviedo, Oviedo, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10651/64227. Acesso em: 9 jun. 2023.
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
ALMEIDA G. M. B.; SOUZA, D. S. L.; PEREZ PINO, D. H. A definição nos dicionários especializados: proposta metodológica. Debate Terminológico, [s. l.], n. 3, [s. p.], 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/23812. Acesso em: 15 maio 2023.
CALIXTO, H. R. S.; RIBEIRO, A. E. A.; RIBEIRO, A. A. Ensino de língua portuguesa escrita na educação bilíngue de surdos: questões a partir de narrativas de professores da Baixada Fluminense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256, p. 578-593. 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4021.
EICKEMBERG, M. et al. Bioimpedância elétrica e sua aplicação em avaliação nutricional. Revista de Nutrição, Campinas, v. 24, n. 6, p. 883-893, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000600009.
HAMMARBERG, B. The languages of the multilingual: some conceptual and terminological issues. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, [s. l.], v. 48, n. 2-3, p. 91-104, 2010. DOI: https://doi.org/10.1515/iral.2010.005.
TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS
COMÉ, A. P.; FERRETE, J. M. R. C.; NHAZILO, T. A. M. O desenvolvimento da intercompreensão nas escolas moçambicanas: uma reflexão sobre a comunicação intercultural e multilingue. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PELOS MARES DA LÍNGUA PORTUGUESA, 4., 2018, Aveiro. Livro de Resumos [...]. Aveiro: UA Editora, 2018. p. 39. Disponível em: http://mares4.web.ua.pt/wp-content/uploads/2018/05/Mares4_2018_LivroResumos.pdf. Acesso em: 9 ago. 2023.
CRISPIM, M. L.; MADEIRA, A. M. Oneness: um curso de português on-line. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2008, São Paulo. Anais [...]. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2008. [s. p.].
MEISNITZER, B. O português como língua pluricêntrica como desafio para didática do Português como Língua Estrangeiras. In: CONGRESSO ALEMÃO DE LUSITANISTAS, 12., 2017, Mogúncia. Programa [...]. Mogúncia: Zentraldruckerei JGU, 2017. p. 135. Disponível em: http://lusitanistenverband.de/wp-content/uploads/sites/9/Tagungsreader_Entwurf_080917_final.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.
LEGISLAÇÃO
BRASIL. Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm. Acesso em: 1 out. 2023.
SÃO PAULO. Lei nº 16.478, de 8 de julho de 2016. Institui a Política Municipal para a População Imigrante, dispõe sobre seus objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias, bem como sobre o Conselho Municipal de Imigrantes. São Paulo: Secretaria do Governo Municipal, 2016. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16478-de-08-de-julho-de-2016/. Acesso em: 17 nov. 2023.
ARTIGOS EM PÁGINAS DA INTERNET
SILVEIRA, L. R. M. Principais pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente para CBMMG Oficial. Estratégia, São Paulo, 14 out. 2020. Disponível em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/principais-pontos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-para-cbmmg-oficial/. Acesso em: 27 dez. 2023.
TIBURSKI, R. Soft e hard skills. Diário Escola, [s. l.], 5 dez. 2023. Disponível em: https://diarioescola.com.br/soft-e-hard-skills/. Acesso em: 18 maio 2024.
Artigos
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Resenhas de livros/mídia
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