A avaliação das aprendizagens nas escolas técnicas do Estado de São Paulo

entre o “chão da escola” e as normativas do Centro Paula Souza

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.70424

Keywords:

Paula Souza Center, Educational legislation, Evaluation of learning

Abstract

O presente escrito tem como objetivo analisar as normativas educacionais do Centro Paula Souza, autarquia que administra as escolas técnicas do Estado de São Paulo. A pesquisa surgiu da necessidade prática de se refletir sobre o alinhamento entre as normativas que orientam o trabalho do professor e a efetiva avaliação do aluno que ocorre na prática do “chão da escola”. Analisando as normativas sobre avaliação, conclui-se que é importante conhecer os conceitos de avaliação que subsidiam a prática nas escolas técnicas do estado de São Paulo, buscando acima de qualquer outra concepção, uma ideia de trabalho avaliativo que não seja classificatório e seletivo, mas diagnóstico e inclusivo.

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Author Biography

Kellen Jacobsen Follador, Universidade de São Paulo

PhD in History from the Federal University of Espírito Santo. PhD student in Education at the University of São Paulo. Collaborating Researcher at the State University of Campinas.

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Published

2024-04-26

How to Cite

NEITZHE, L.; JACOBSEN FOLLADOR, K. A avaliação das aprendizagens nas escolas técnicas do Estado de São Paulo: entre o “chão da escola” e as normativas do Centro Paula Souza . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.70424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/70424. Acesso em: 12 dec. 2024.