A Educação do Campo e o enfrentamento da Covid-19 no estado da Bahia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59442

Keywords:

Educação do Campo, Covid-19, Desigualdades Educacionais, Políticas Públicas

Abstract

This text aims to objective of analyzing the educational impacts and inequalities with the use of the technologies of the emergency model of education in this period of Pandemic Covid-19, in the Field Education modality, in the context of the state of Bahia. For this, a questionnaire was developed by the Study and Research Group on Social Movements, Diversity and Education in the Country and City - GEPEMDEC, of ​​the State University of Southwest Bahia - UESB, with open and closed questions and applied to 756 education educators basic and higher education in the state of Bahia, at the time of Covid-19. the method used for data analysis was Dialectical Historical Materialism. The results of the research demonstrated that there are deficiencies in the investments of public educational policies and, mainly, in Field Education. In addition, the precariousness of teachers is evident, through employment contracts without the minimum rights for the exercise of the profession.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jamile de Souza Soares, UESB

Pedagoga pela UNEB; Mestranda do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Antônio Domingos Moreira

Graduado em Pedagogia; Especialista em Agroecologia – IF Baiano; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB), Membro do Grupo do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas (CEPECH) e Professor do Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), Riacho de Santana-Ba.

Adenilson Souza Cunha Júnior

Licenciado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

References

ARROYO, M. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educ. Soc., Campinas, vol.31, n.113, p. 1381-1416, 2010.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 28 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 28 jun. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12759-resolucoes-ceb-2008. Acesso em 16 jun. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Decreto legislativo nº 6, de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em: 23 jun. 2020.

BRASIL. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Diário oficial da União. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 jun. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 jun. 2020.

BAHIA. RESOLUÇÃO CEE N.º 37 de 18 de maio de 2020. Diário Oficial do estado da Bahia, de 21 de maio de 2020. Secretaria Estadual de Educação. 2020. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_37_2020_NORMA S_COMPLEMENTARES_revisada_CDE_mesclado.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

BAHIA. Resolução CNE/CES n.1 de 03 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Diário Oficial da União. Brasília, 9 de abril de 2001, seção 1, p.12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. saúde, Rio de Janeiro, v.7 nº1, p 35-64, mar/jun. 2009.

CAMPBELL, A. M. An increasing risk of family violence during the COVID-19 pandemic: Strengthening community collaborations to save lives. Forensic Science International: Reports, 2, December 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2665910720300384?via%3Dihub. Acesso em: 12 fev. 2021.

CAMPELLO, T. et al. Faces da desigualdade no Brasil: um olhar sobre os que ficam para trás. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. especial 3, p. 54-66, novembro 2018.

CETIC. TICs Domicílios 2019. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores/. Acesso em: 12 fev. 2021.

CORONAVÍRUS BRASIL COVID-19. Painel Coronavírus. Atualizado em: 11/02/2021 19:40. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso e: 11 fev. 2021.

DAVIS, M., et al: Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020.

FARIAS, M. N.; JUNIOR, J. D. L. Vulnerabilidade social e Covid-19: considerações a partir da terapia ocupacional social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/, 2020. Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2778 Acesso em: 12 jan. 2021.

FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C.. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. Ano V. No. 09, jul./dez. 2011.

GEPEMDECC - Grupo de estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem. Os Impactos das tecnologias Educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares nos municípios localizados no Estado da Bahia no Contexto da pandemia de Covid-19. Vitória da Conquista-BA; Maio, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IBGE Educa Jovens (2020). Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html. Acesso em: 02 jun. 2020.

IBGE Educa Jovens (2020). Conheça o Brasil – População Educação. Disponível em: < https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html>. Acesso em: 02 jul. 2020.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. Revisão de Célia Neves. Editora Paz e Terra S. A- Rio de Janeiro; 1997. Impresso no Brasil.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Boitempo editorial, 2º reimp. 2008.

MARX, K..; ENGELS, F. O manifesto Comunista. Fonte digital: Rocket Edition, 1999.

MÉSZÁROS, I. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. 2º ed.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

PIRES, L. L.; CARVALHO, L; XAVIER, L. L. (2020). COVID-19 e Desigualdade no Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340452851_COVID-19_e_Desigualdade_no_Brasil. Acesso em: 01 fev. 2021.

RIBEIRO, R. M. et al. Políticas Públicas como forma de minimizar a desigualdade digital evidenciada pela Pandemia. VII CONEDU- Congresso Nacional de Educação, Maceió- AL, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID7309_01102020184941.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.

SANTOS, A. R. dos. Aliança (neo) desenvolvimentista e decadência ideológica no campo: movimentos sociais e reforma agrária do consenso. Curitiba: CRV, 2016.

SANTOS, A. R. dos; NUNES, C. P. Reflexões sobre Políticas Públicas Educacionais para o Campo no contexto brasileiro. Editora Edufba : Salvador – Ba. 2020. (no prelo).

SECRETARIA DE SAÚDE DA BAHIA. Painel Coronavírus. Atualizado em: 11/02/2021. Acesso em: http://www.saude.ba.gov.br/. Acesso em: 11 fev. 2021.

SPIRKINE, A. YAKHOT, O. Princípios do Materialismo Histórico. S. São Paulo: Estampa, 1975.

VENTURINI, A. D. B.; MEDEIROS, L. M. Políticas públicas educacionais e o uso das tecnologias no atendimento educacional especializado. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. v. 14 nº 2, dezembro, 2016.

UNICEF (2020). Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-da-escola-na-américa latina-e-caribe. Acesso em: 22 ago. 2020.

Sites consultados:

Faculdade Getúlio Vargas. Especialistas debatem transformação da educação em meio à pandemia de COVID-19. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/especialistas-debatem-transformacao-educacao-meio-pandemia-covid-19. Acesso em: 25 jul. 2020.

G1 (2019). Educação: 43% das escolas rurais não têm internet por falta de estrutura na região, diz pesquisa. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/07/18/43percent-das-escolas-rurais-nao-tem-internet-por-falta-de-estrutura-na-regiao-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2020.

Published

2021-06-24

How to Cite

DE SOUZA SOARES, J.; DOMINGOS MOREIRA, A.; SOUZA CUNHA JÚNIOR, A. A Educação do Campo e o enfrentamento da Covid-19 no estado da Bahia. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 330–349, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59442. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59442. Acesso em: 22 jul. 2024.