A utilização de um livro paradidático como recurso pedagógico no componente curricular Educação Física para pensar a Inclusão escolar e esportiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58811

Palavras-chave:

Esporte adaptado, Recurso alternativo, Educação Inclusiva, Livros Paradidáticos, Educação Física

Resumo

A aplicação de livros paradidáticos para contextualizar e disseminar conhecimentos se coloca promissor na Educação Básica. Neste estudo, utilizamos um livro paradidático com a temática prática esportiva do vôlei sentado com inclusão no espaço escolar em que avaliamos a sua aplicabilidade à melhor apropriação de regras e situação de jogo. Procedemos com a leitura e reflexões sobre o livro com escolares do 1ºano médio, seguido de intervenções prática do vôlei adaptado para posterior diagnóstico através de pesquisa na Escala Likert e questões discursivas sobre a pertinência do livro ao processo de aprendizagem sobre a temática em estudo. Os participantes relatam ser significante o processo lúdico com o livro paradidático à aprendizagem de novos conhecimentos dentro de um campo de saberes sobre inclusão escolar e esportiva, temática pouco ou nada discutida à formação social dos estudantes no âmbito escolar. Constata-se descuido no processo de ensino por não trabalhar o tema com a devida seriedade necessária.

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Biografia do Autor

Kênio Erithon Cavalcante Lima, UFPE

Doutor em Educação, Professor na Universidade Federal de Pernambuco kenio.lima@ufpe.br

Keoma Tabosa Guimarães Matias, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Educação Física (PPGEdu/UFPE). Professor da Educação Básica.

Ernani Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação, Professor na Universidade Federal de Pernambuco -Professor de Educação Inclusiva com grande experiência, lotado no Núcleo de Ciências Biológicas (CAV-UFPE)

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

CAVALCANTE LIMA, K. E.; TABOSA GUIMARÃES MATIAS, K.; NUNES RIBEIRO, E. A utilização de um livro paradidático como recurso pedagógico no componente curricular Educação Física para pensar a Inclusão escolar e esportiva . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1156–1175, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.58811. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58811. Acesso em: 23 jul. 2024.