A utilização de um livro paradidático como recurso pedagógico no componente curricular Educação Física para pensar a Inclusão escolar e esportiva
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58811Keywords:
Esporte adaptado, Recurso alternativo, Educação Inclusiva, Livros Paradidáticos, Educação FísicaAbstract
The application of paradidactic books to contextualize and disseminate knowledge is promising in Basic Education. In this study, we used a paradidactic book with thematic practice of sitting volleyball with inclusion in the school space in which we assessed its applicability to the best appropriation of rules and game situation. We proceeded with the reading and reflections on the book with students from the 1rd grade, followed by practical interventions of volleyball adapted for further diagnosis through research on the Likert Scale and discursive questions about the relevance of the book to the learning process on the subject under study. The participants report that the ludic process with the paradidactic book is significant to the learning of new knowledge within a field of knowledge about school and sports inclusion, thematic little or nothing discussed to the social formation of students in the school scope. There is a lack of care in the teaching process for not working on the topic with the necessary seriousness.
Downloads
References
ARANTES, A. R. Elaboração de um material didático de Física: Textos e Experimentos. Dissertação de Mestrado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), 2002. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/.../76/76132/tde-04022014. Acesso em 22/ fev./ 2017.
ARAÚJO JR, D. A. Educação Física na escola inclusiva: Estudo de caso de uma escola regular em Salvador, Bahia, Brasil. Revista Unijorge, V. 13, N. 34, 2012. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/.../artigo13_34.pdf. Acesso em: 13 / fev./ 2017.
ASSIS, A.; TEIXEIRA, O. P. B. Algumas reflexões sobre a utilização de textos alternativos em aulas de Física. IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru – SP, 2003. Disponível em: fep.if.usp.br/~profis/ arquivos/ivenpec/... /Orais/ORAL029.pdf. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 7 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo, (trad.) RETO, A. L. A. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIANCONI, E. C.; MUNSTER, M. A. V. Educação Física e pessoas com deficiências: considerações sobre as estratégias de inclusão no contexto escolar. In.:IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE; III Encontro Sul-Americano de Psicopedagogia, PUCPR, 2009. Disponível em: www.pucpr.br/eventos/educere/ educere2009/... /pdf/1995_991.pdf. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
BRASIL, A Educação Física Escolar Especial, a Inclusiva e as Paraolimpíadas. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. 191p. – (Série ação parlamentar; n.435). Disponível em: C:/Users/US/.../educacao_inclusiva.pdf. Acesso em 22/ fev./ 2017.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/... Acesso em: 06 de jul. de 2017.
BRASIL, LEI Nº 13.146, de 6 de julho de 2015: Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146. Acesso em: 05/ mai./ 2018.
BRASIL, LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/.../pdf/lei9394_ ldbn1.pdf. Acesso em: 06/ jul./ 2017.
BUSTO, R. M. A deficiência e o esporte paraolímpico. In: VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – Londrina-PR, 08 a 10 novembro de 2011, p. 2400-2422. Disponível em: www.uel.br/eventos/... /pages/arquivos/.../esporte/222-2011.pd. Acesso em: 01/ out./ 2017.
CARDOSO, V. D. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.33, n.2, 2011, p. 529-539. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbce/v33n2/17.pdf. Acesso em: 10 / ago. / 2017.
COSTA, A. M.; SOUSA, S. B. Educação Física e Esporte Adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.25, n.3, 2004, p. 27-42. Disponível em: www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/.../236/238. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
COSTA, V. B. Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente. Revista Motriz, v.16 n.4, 2010, p.889-899. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S1980-65742010000400009&script=sci...tlng. Acesso em 10/ set./ 2017.
CURY, C. R. J. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, 2002, p. 245-262. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
DÍAZ, F.; BORDAS, M.; GALVÃO, N.; MIRANDA, T. (Org.) Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas - Salvador: EDUFBA, 2009. 354p.
GOMES, N. L. (Org). Desigualdades e diversidade na educação. Educação &. Sociedade, v.33, n.120, Campinas, 2012, p. 687-693. Disponível em: www.scielo.br/ scielo.php? script=sci_/.../ =S0101-73302012000300002. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
LIMA, G. H.; SANTOS, J. P. J.; LIMA, K. E. C. Livros Paradidáticos produzidos por estudantes como proposta de avaliação na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Revista da SBEnBio, n.9, 2016. Disponível em: www.sbenbio.org.br/.../wp-content/uploads/renbio-9/pdfs. Acesso em: 08/ set./ 2017.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? Coleção cotidiano escolar. São Paulo: Moderna, 2003.
MELO, E. A. A. Livros paradidáticos de língua portuguesa para crianças: uma fórmula editorial para o universo escolar. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas.
MUNAKATA, K. Produzindo Livros didáticos e paradidáticos. Tese de doutorado em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), 1997. Disponível em: http://www.academia.edu/ 3763517/.../ A1ticos. Acesso em 22/ fev./ 2017.
PRECIOSO, N. L.; SALOMÃO, S. R. Leitura em aulas de Ciências: a contribuição dos Livros Paradidáticos. Revista da SBEnBio, 2014. Disponível em: www.sbenbio.org.br/ wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0519-1. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 765-781, 2015.
SILVA, A. A. C.; MARQUES, R. F. R.; PENA, L. G. S.; MOLCHANSKY, S.; BORGES, M.; CAMPOS, L. F. C. C.; ARAÚJO, P. F.; GORLA, J. I. Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.27, n.4, 2013, p. 679-687. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbefe/v27n4/aop_1013.pdf. Acesso em: 12/ set./ 2017.
SILVA, T. S., LANDIM, M. F. e SOUZA, V. R. M. A utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com deficiência visual. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.13, n.1, 2014, p.32-47. Disponível em: reec.uvigo.es/volumenes/volumen13/REEC_13_1_3_ex710.pdf. Acesso em: 02/ ago./ 2017.
SOARES, F. R.; ALVES, C. M. Teoria e prática a caminho da inclusão na educação física escolar. In.: II Seminário de Estudos em Educação Física Escolar, 2008, São Carlos. Anais... São Carlos: CEEFE/UFSCar, 2008, p.222-254. Disponível em: www.eefe.ufscar.br/upload/6.pdf. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
SOUZA, J. P. Uma introdução dos livros paradidáticos no ensino de matemática. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul- Brasil 16, 17 e 18 de outubro de 2013. Disponível em: www.conferencias.ulbra.br/ .../ciem/vi/.../826/320. Acesso em: 13/ fev./ 2017.