A LUDICIDADE NOS ESPAÇOS/TEMPOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.116-141Keywords:
Ludicidade, Alfabetização, formação docente.Abstract
O presente artigo traz como enfoque principal a questão da ludicidade na sala de aula, abordada na Unidade 04 do caderno de formação do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Pretende-se elucidar um olhar crítico-reflexivo sobre o material citado, abordando as aproximações e distanciamentos desse material com o cotidiano da sala de aula, buscando compreender a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e seu rebatimento no processo educativo e na vida da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do material do PACTO e a análise de autores clássicos e contemporâneos sobre o assunto. Portanto, o que se pretende, revelando a ludicidade na sala de aula e em outros espaços, é explorar as atividades lúdicas como recurso pedagógico e como elemento para fruição infantil. O texto também faz apontamentos sobre a importância da formação lúdica do professor para a dimensão pessoal e profissional do docente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-08-23
How to Cite
BERNARDELLI, K. C. A.; TEIXEIRA, P. G. A LUDICIDADE NOS ESPAÇOS/TEMPOS ESCOLARES. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 116–141, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.116-141. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/28258. Acesso em: 26 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos