A LUDICIDADE NOS ESPAÇOS/TEMPOS ESCOLARES

Autores

  • Kellen Cristina Alves Bernardelli ESEBA/UFU
  • Priscila Gervásio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.116-141

Palavras-chave:

Ludicidade, Alfabetização, formação docente.

Resumo

O presente artigo traz como enfoque principal a questão da ludicidade na sala de aula, abordada na Unidade 04 do caderno de formação do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Pretende-se elucidar um olhar crítico-reflexivo sobre o material citado, abordando as aproximações e distanciamentos desse material com o cotidiano da sala de aula, buscando compreender a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e seu rebatimento no processo educativo e na vida da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do material do PACTO e a análise de autores clássicos e contemporâneos sobre o assunto. Portanto, o que se pretende, revelando a ludicidade na sala de aula e em outros espaços, é explorar as atividades lúdicas como recurso pedagógico e como elemento para fruição infantil. O texto também faz apontamentos sobre a importância da formação lúdica do professor para a dimensão pessoal e profissional do docente.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

BERNARDELLI, K. C. A.; TEIXEIRA, P. G. A LUDICIDADE NOS ESPAÇOS/TEMPOS ESCOLARES. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 116–141, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.116-141. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/28258. Acesso em: 23 jul. 2024.

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