As relações discentes com a leitura e a escrita e os desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais
Abstract
O trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em educação realizada no ano de 2009 e desenvolvida com o objetivo de investigar as transformações conceituais e metodológicas dos docentes ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos, bem como a relação do educando com a leitura e a escrita nas séries iniciais. Referendada na abordagem qualitativa, o estudo de caso teve como campo de pesquisa uma escola da Rede Municipal, na qual delimitou-se o contexto de três turmas de Ensino Fundamental. Para tanto recorreu-se a análise e a discussão da temática em questão, construídas com base nas falas dos sujeitos colaboradores, nas observações realizadas na escola-campo e ainda nos estudos teóricos que se relacionam às questões norteadoras da referida pesquisa. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos e as relações que a mesma estabelece com o universo da leitura e da escrita. Através da pesquisa os sujeitos revelaram suas práticas, suas concepções, seus olhares e seus relacionamentos com os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. As concepções apresentadas pelos alunos reafirmaram que a construção do conhecimento sobre a escrita está intrinsecamente relacionada às experiências que os sujeitos vivenciam com o universo escrito nos vários contextos sociais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-19
How to Cite
ABREU, M. M. de O. As relações discentes com a leitura e a escrita e os desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22324. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos