Trabalho de campo no curso de licenciatura em Geografia

o fazer da Educação Ambiental e as suas contribuições para a formação docente

Autores/as

  • Rahyan Carvalho Alves Unimontes
  • Victória Caroline Vidal Unimontes
  • João Vitor Ferreira Fernandes Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.65082

Palabras clave:

Geografia Física. Formação Docente. Trabalho de Campo. Educação Ambiental.

Resumen

O objetivo deste trabalho é debater, criticamente, a importância do trabalho de campo na formação do docente em Geografia, elencar as contribuições do trabalho de campo no desenvolvimento da Educação Ambiental a partir de experiência realizada na disciplina de Hidrografia e refletir sobre os desdobramentos da atividade de campo na formação profissional por meio do Estágio Curricular Supervisionado, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Este trabalho é fruto da articulação entre os principais recortes temáticos desenvolvidos em sala de aula, trabalho de campo na área de Geografia Física e as contribuições da articulação teoria-prática na formação docente, para os quais foram realizadas revisões bibliográficas, associada ao trabalho de campo realizado na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros e no Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros. Conclui-se que os debates e a ida ao campo possibilitaram reflexão crítica no que diz respeito à relação sociedade e natureza, bem como a urgência em se trabalhar os conceitos estruturadores da ciência geográfica articulados com a Educação Ambiental na prática docente, promovendo, ademais, a compreensão necessária acerca do tema sustentabilidade ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rahyan Carvalho Alves, Unimontes

Doutor em Geografia pela UFMG.

Professor de Estágio na Unimontes.

Professor no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unimontes.

Victória Caroline Vidal, Unimontes

Graduanda em Geografia pela UFMG.

Mestranda em Geografia pela UFMG.

João Vitor Ferreira Fernandes , Unimontes

Graduada em Geografia pela Unimontes.

Mestrado (UFMG).

Citas

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método das ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Learning Thomson, 2002.

ALVES, S. F.; OLIVEIRA, S. F. Prática pedagógica de Educação Ambiental no ensino de Geografia: necessidade de transição de paradigmas. PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 3, n. 2, p. 09-24, 2008.

ARANA, A. R. A.; BIZARRO, L. M. C. E. Educação Ambiental e Política Ambiental Integrada: O papel das Universidades. In: DIAS, L. S.; LEAL, A. C.; C. J. S. (Org.). Educação Ambiental: conceitos, metodologias e práticas. Tupã - SP: Anap, 2016. p. 154-168.

BARBOZA, B. S. S.; RODRIGUES, H. M. Prática de ensino: a importância da aula de campo em disciplinas acadêmicas para formação docente em Geografia. In.: Encontro Nacional de Geógrafos, 18, 2016, São Luís - MA. . In.: Anais [...] A contrução do Brasil: Geografia, ação política e democracia, 2016, p. 1-6.

BETHONICO, M. B. M. Rio Pandeiros: território e história de uma área de proteção ambiental no norte de Minas Gerais. REVISTA ACTA GEOGRÁFICA, v.3, n. 5, p. 23-38, 2009.

BETHONICO, M. B. M. Área de proteção ambiental Estadual do rio pandeiros - MG: Espaço, território e atores. 2009. 274 f. Tese (Doutorado). Niterói - RJ: Universidade Federal Fluminense, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília (DF), 2018.

CARVALHO, B. C.; SANTOS, A. H. B.; OLIVEIRA, D. Trabalho de campo como recurso didático no ensino de geografia física. In.; Encontro de Geógrafos da América Latina, Montevideu - Uruguais, 4, 2009. . In.: Anais [...] 4° Egal. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/janeiro2013/geografia_artigos/artigocarvalho_aula_campo_geofisica.pdf> Acesso em: 29 jul. 2020.

CAVALCANTI, A. P. B. Abordagem metodológica do trabalho de campo em Geografia. GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA, v. 15, n. 2, p. 165-175, 2011.

COPATTI, C. O trabalho de campo na formação do pensamento e do raciocínio geográfico do professor. GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA, v.23, n. 15, p. 1-34, 2019.

CORONHA, I. C. N. FERNANDES, R. M.; CUNHA, B. C. C. A importância do trabalho de campo na Geografia Física. In.: Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH – SEPE, 2016, Anápolis - GO. In.: Anais [...] O cenário econômico nacional e os desafios profissionais, 2016, p. 1-6.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA-EMBRAPA. Mapa de solos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/tem_solos.php>. Acesso em: 29 jul. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 29 jul. 2020.

LOPES, E. P.; COSTA, W. N. G. Contribuições da extensão universitária à formação docente. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 12, 2016, São Paulo - SP. . In.: Anais […] Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016, p. 1-10.

NUNES, Y. R. F. et al. Pandeiros: o pantanal mineiro. MG BIOTA, v. 2, n. 2, pp. 4-17, 2009.

PEDRO, L. C. A Geografia “Física” no ensino fundamental: um relato sobre a importância dos conteúdos e das atividades práticas na formação do aluno. REVISTA GEOATOS, Presidente Prudente, v.1, n. 11, pp. 38-57, 2011.

SANTOS, C. R.; CARVALHO, M. E. S. Contribuição da Biogeografia na formação do geógrafo: Os desafios de ensinar e aprender Geografia Física e Educação Ambiental. REVISTA GEONORTE, v. 3, n. 4, p. 1-11, 2012.

SERPA, A. O trabalho de campo em geografia: uma abordagem teórico-metodológica. BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, n. 84, p. 7-24, 2017.

UNIMONTES. Projeto Político Pedagógico de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Montes Claros, Minas Gerais, 2019.

Publicado

2023-03-10

Cómo citar

CARVALHO ALVES, R.; CAROLINE VIDAL, V. .; VITOR FERREIRA FERNANDES , J. Trabalho de campo no curso de licenciatura em Geografia: o fazer da Educação Ambiental e as suas contribuições para a formação docente. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.65082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/65082. Acesso em: 22 nov. 2024.