Alguns aspectos do uso do vocativo em telejornal de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-21Palavras-chave:
Vocativo, Telejornal, Português, Norma LinguísticaResumo
O presente trabalho objetiva introduzir o leitor nos estudos sobre o vocativo no português, problematizando a necessidade de ampliar as pesquisas sobre a categoria sintática na língua. De modo particular, investigamos como o telejornal pode ser uma importante fonte de dados para o estudo do vocativo e, por conseguinte, análise das relações estabelecidas entre os enunciadores que figuram nos diversos quadros que compõem o telejornal. Assim, partimos da percepção social da linguagem em contraste com os estudos formais e tradicionais sobre o vocativo a fim de evidenciar a limitação dessas abordagens. Como resultado, observamos um quantitativo expressivo de ocorrências do vocativo no jornal mineiro e descrevemos como se distribuem quanto ao tipo e colocação sintática
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BERLINCK, R. A.; AUGUSTO, M. R.A.; SCHER, A. P. Sintaxe. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v.1. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 207-244.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2020.
CHOMSKY, N. Estruturas sintáticas. Tradução de Gabriel de Ávila Othero e Sérgio de Moura Menuzzi. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2015.
LUCCHESI, D. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
MOREIRA, J. C. O vocativo no português brasileiro nos séculos XIX e XX: um estudo de mudança linguística. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ALDR-7LTG8Z. Acesso em: 16 jan. 2023.
NEVES, M. H. M. A gramática do português revelada em textos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Gilberto Antonio Peres, Leandro Silveira de Araujo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.