Família cuir no cinema brasileiro

Algumas notas sobre Madame Satã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-19

Palavras-chave:

Madame Satã, Cinema brasileiro, Conceito de família, Família cuir

Resumo

Objetivamos discutir a formação de um modelo familiar alheio à heteronormatividade no longa-metragem Madame Satã (2002), primeiro trabalho de direção de Karim Aïnouz, que conta um recorte da vida do malandro pernambucano João Francisco dos Santos, antes de adotar o referido apelido, no espaço boêmio da Lapa, dos anos de 1930. Ao lado da prostituta Laurita e do gay afeminado Tabu, João forma uma família disruptiva do modelo burguês mononuclear formado pela tríade homem-mulher-criança cisgênero, e juntos criam a pequena Firmina, desestabilizando a moral cristã e burguesa do referido conceito, uma vez que são personagens historicamente marginalizadas por suas sexualidades e performatividades de gênero que compõem esse arranjo familiar. Primeiramente, discutimos a família como modelo social em conformidade com discursos jurídicos, médicos e religiosos, a partir dos textos de Engels (2019) e Foucault (2018), para pensá-la fora desse padrão, em conformidade com um modelo de família cuir.

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Biografia do Autor

Paulo Valente, UFSC

Doutor em Literatura, Área de concentração em Crítica Feminista e Estudos de gênero. Universidade Federal de Santa Catarina.

Lourdes Martinez-Echazábal, University of California Santa Cruz, EUA

Professor Emerita de Literature and Latin American & Latino Studies, na University of California Santa Cruz. Trabalha principalmente com Literatura e Cinema latinoamericanos, Estudos caribenhos, Teorias raciais, de gênero e sexualidade desde uma perspectiva poscolonial e decolonial. Interesa-se também por temas relacionados com memoria, textos e imagem. E autora de Para uma semiótica da mulatez (Madrid, Porrúa Turanzas, 1990), de multiples artigos em revistas científicas, e de capítulos de livros

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

VALENTE, P.; MARTINEZ-ECHAZÁBAL, L. Família cuir no cinema brasileiro: Algumas notas sobre Madame Satã. Letras & Letras, Uberlândia, v. 38, p. e3819 | 1–20, 2022. DOI: 10.14393/LL63-v38-2022-19. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/62156. Acesso em: 21 nov. 2024.