Metáforas e domínios narrativos numa perspectiva da Linguística de Corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-10Palavras-chave:
Metáfora, Narrativa, Espaços Mentais, Mesclagem Conceitual, Corpus linguísticoResumo
Neste artigo, desenvolve-se uma abordagem da metáfora no escopo da cognição humana, utilizando os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva no âmbito das representações mentais e aplicando-os à descrição da articulação textual. Para alcançar esse intento, centramo-nos em alguns postulados do final do século XX que a consideram como um recurso de facilitação do raciocínio, através do qual conceitos mais complexos são elaborados na forma de conceitos mais simples. Considera-se também que a metáfora é um fenômeno presente em todos os níveis da comunicação, não se restringindo a algumas áreas e atividades do conhecimento humano. Baseando-se especialmente na Teoria dos Espaços Mentais, de Fauconnier (1994), e na Teoria da Mesclagem Conceitual, de Fauconnier e Turner (1994), a pesquisa desenvolveu-se sobre um corpus pequeno-médio, descrevendo o papel que a metáfora exerce na articulação textual. Com o suporte dos recursos eletrônicos do programa WordSmith Tools©, obteve-se uma sistematização de dados quantitativos para se proceder à pesquisa qualitativa, a partir de onde foi possível alcançar os resultados apresentados na tese de doutorado que deu origem a este artigo. Entre estes, destaca-se a constatação de que, subjacente à estruturação textual dos exemplares do nosso corpus, bem como em outros tipos textuais que também foram submetidos à análise, existe uma forma de organização de elementos típica do processo de narração, com a identificação de informações relacionadas a tempo, espaço e personagens, considerando-se a inter-relação do nível metafórico e do não metafórico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.