Bilhetes orientadores como proposta para a reescrita de textos no Ensino Fundamental

Autores

  • Roberto Francisco Coutinho de Jesus Universidade do Estado da Bahia (UEBA)
  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UEBA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-6

Palavras-chave:

Produção textual, Interação, Correção, Reescrita de textos

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos uma experiência de correção dialógica de textos, recorte de uma pesquisa realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta didática foi apresentada como dissertação de mestrado profissional, no âmbito do PROFLETRAS. Os resultados demonstraram que, quando se trata da construção do texto como processo, a etapa da correção textual tem significativa relevância. Dentre os vários tipos de correção, a textual-interativa caracteriza-se como a que mais leva o aluno à reflexão da sua escrita e, por conseguinte, ao aprimoramento do texto por meio da reescrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Francisco Coutinho de Jesus, Universidade do Estado da Bahia (UEBA)

Mestre em Letras pela UNEB. Professor da SEC/BA.

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UEBA)

Doutor em Letras. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

DE JESUS, R. F. C.; DOS SANTOS, A. P. Bilhetes orientadores como proposta para a reescrita de textos no Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 109–128, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34507. Acesso em: 24 nov. 2024.