Desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos no contexto da pedagogia dos multiletramentos

Autores

  • Vanely Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Fábia Magali Santos Vieira

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-1

Palavras-chave:

Contextos digitais, Letramento digital, Multiletramentos, Produção/recepção textual, Ensino da Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, discutimos como o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção dos novos textos, que surgem a partir das práticas discursivas estabelecidas em contextos digitais, influencia o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Tomamos como referência os estudos sobre letramento e letramento digital; e os estudos sobre a pedagogia dos multiletramentos. Na pesquisa, foi realizada com alunos de uma série dos anos finais do Ensino Fundamental uma atividade diagnóstica que apontou necessidade de desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção de textos em contextos digitais. A partir dessa atividade, foi aplicada uma proposta educacional de intervenção. A análise dos resultados demonstrou que os sujeitos apresentaram um avanço no reconhecimento de efeitos de sentidos decorrentes de textos multimodais e dos aspectos multimidiáticos e composicionais do hipertexto digital; e um avanço parcial quanto às habilidades de realização de pesquisa na internet. A análise demonstrou, ainda, que as atividades foram eficientes para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção e recepção de textos. A partir da comparação entre o resultado das atividades diagnóstica e avaliativa, concluímos que o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos multimidiáticos dos contextos digitais influenciou de maneira positiva o processo de ensino e que a abordagem, no ensino-aprendizagem, de novas habilidades relacionadas ao uso de recursos e ferramentas digitais e à produção/recepção desses novos textos pode ser favorável ao ensino da Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

SILVA, V.; VIEIRA, F. M. S. Desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos no contexto da pedagogia dos multiletramentos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 16–44, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/3. Acesso em: 22 jul. 2024.