Desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos no contexto da pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-1Keywords:
Contextos digitais, Letramento digital, Multiletramentos, Produção/recepção textual, Ensino da Língua PortuguesaAbstract
Neste artigo, discutimos como o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção dos novos textos, que surgem a partir das práticas discursivas estabelecidas em contextos digitais, influencia o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Tomamos como referência os estudos sobre letramento e letramento digital; e os estudos sobre a pedagogia dos multiletramentos. Na pesquisa, foi realizada com alunos de uma série dos anos finais do Ensino Fundamental uma atividade diagnóstica que apontou necessidade de desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção de textos em contextos digitais. A partir dessa atividade, foi aplicada uma proposta educacional de intervenção. A análise dos resultados demonstrou que os sujeitos apresentaram um avanço no reconhecimento de efeitos de sentidos decorrentes de textos multimodais e dos aspectos multimidiáticos e composicionais do hipertexto digital; e um avanço parcial quanto às habilidades de realização de pesquisa na internet. A análise demonstrou, ainda, que as atividades foram eficientes para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção e recepção de textos. A partir da comparação entre o resultado das atividades diagnóstica e avaliativa, concluímos que o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos multimidiáticos dos contextos digitais influenciou de maneira positiva o processo de ensino e que a abordagem, no ensino-aprendizagem, de novas habilidades relacionadas ao uso de recursos e ferramentas digitais e à produção/recepção desses novos textos pode ser favorável ao ensino da Língua Portuguesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.