Leitura crítica de textos midiáticos do domínio publicitário
Keywords:
Leitura crítica, Mídia, Textos publicitários, Formação leitoraAbstract
Inúmeras modificações sociais e tecnológicas têm contribuído para o desenvolvimento de novas maneiras de ser na sociedade contemporânea. Nesse contexto, caracterizado pela diversidade de linguagens, destaca-se a presença imponente de textos publicitários no cotidiano dos alunos. Diante dessa realidade, esta pesquisa buscou pontuar as dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Francisco/MG em relação à leitura crítica de textos midiáticos de domínio publicitário e elaborar uma proposta de intervenção para a superação dessas dificuldades, visando à formação do leitor crítico. A abordagem teórica deste trabalho foi ancorada nos estudos de Leffa (1996), Solé (2008), Koch e Elias (2012) e Koch (2013) sobre o processo de leitura numa visão sociointeracionista; nas contribuições de Menegassi (1995), sobre as etapas do processo de leitura e nos apontamentos de Silva (2009), Oliveira (2006) e Cafiero (2010) sobre leitura crítica e formação leitora. Nesta pesquisa, para a coleta de dados, utilizamos o grupo focal, a atividade diagnóstica e a atividade final. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que a intervenção pedagógica contribuiu para a formação do leitor crítico de textos publicitários. Confirmamos ainda que, desde que o aluno tenha conhecimento sobre o assunto tratado, a criticidade desenvolvida em relação à publicidade se estende a outros textos. Esses resultados evidenciam, pois, a relevância do estudo de textos publicitários para a formação do indivíduo como membro atuante de uma sociedade midiatizada.
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