Compreensão de professores de Língua Portuguesa acerca da natureza de fenômenos relacionados à fonética e à fonologia subjacentes à dificuldade de escrita de estudantes do ensino básico

Autores

  • Siane Gois Cavalcanti Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Gláucia Renata Pereira do Nascimento UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-3

Palavras-chave:

Fonética, Fonologia, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

As dificuldades de produção de texto apresentadas por muitos estudantes brasileiros são, periodicamente, motivo de discussão na mídia, especialmente quando são divulgados dados do ENEM, e no universo acadêmico. Professores que trabalham com avaliação de provas discursivas para ingresso nas universidades sabem que grande parte dos candidatos conclui a Educação Básica materializando em suas produções problemas que remontam ao seu processo de aquisição da escrita, tais como "concerteza", "masomenos" e "april". O fato de esses alunos deixarem os bancos escolares apresentando dificuldades dessa ordem é sintomático de uma realidade que parece indicar que a escola, de uma forma geral, não tem conseguido agir de forma eficaz na superação desses problemas. A investigação aqui proposta, que integra uma pesquisa maior ainda em andamento, tem como objetivo analisar o tratamento dispensado, por um grupo de 28 professores que atuam na rede estadual de Pernambuco, a problemas de ordem fono-ortográficas como os supracitados. Os dados de uma análise preliminar mostram que esse grupo de docentes não conhece a natureza de fenômenos como os acima citados, pois não conseguiu, em sua grande maioria, explicar os problemas. Tal dificuldade tem como consequência a inabilidade para intervir na resolução de problemas de origem fono-ortográficas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siane Gois Cavalcanti Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Gláucia Renata Pereira do Nascimento, UFPE

Doutora em Letras na área de concentração em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Gláucia é, desde maio de 2015, coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras/Português da UFPE. Preside o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação que coordena.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

RODRIGUES, S. G. C.; DO NASCIMENTO, G. R. P. Compreensão de professores de Língua Portuguesa acerca da natureza de fenômenos relacionados à fonética e à fonologia subjacentes à dificuldade de escrita de estudantes do ensino básico. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 47–64, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35380. Acesso em: 22 maio. 2022.