Literatura de cordel e letramento literário: uma sequência básica de leitura para "O Romance do Pavão Misterioso"
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-7Palavras-chave:
Literatura de cordel, Intertextualidade, Letramento literárioResumo
Este trabalho apresenta os encaminhamentos para a formulação de uma sequência básica de leitura para o "Romance do Pavão Misterioso", de João Melquíades Ferreira da Silva, e os resultados de sua aplicação em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental II. Para embasar a elaboração desta proposta de leitura orientada, que visa ao letramento literário do gênero romance de cordel, procedemos à análise do texto conforme as etapas de leitura sugeridas por Michelleti (2000) e Cosson (2014) e rediscutidas Corsi (2015). O diálogo do romance de cordel com outros textos foi trabalhado a partir das considerações de Samoyault (2008) acerca de intertextualidade. Os encaminhamentos para a leitura seguiram as proposições de Cosson (2014) para uma sequência básica de leitura. O material didático produzido objetivou também demonstrar aos alunos que a obra literária se insere numa cadeia comunicativa em que enunciados que a precedem e a sucedem estão intrinsecamente relacionados aos sentidos possíveis atribuídos à leitura, e, por isso, conhecê-los enriquece, ainda mais, a sua interpretação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.