A cooperativa escolar na Educação Infantil: uma técnica Freinet
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Célestin Freinet (1896-966) deixou como legado, além de muitas descobertas, técnicas para serem trabalhadas com as crianças sob perspectiva da Educação do Trabalho, ou seja, produção de saberes e culturas do povo para formação do cidadão democrático. Uma delas é a Cooperativa Escolar, que reúne crianças e professoras em um projeto que abrange questões relacionadas à democracia, ao planejamento, ao autocontrole da conduta, à pesquisa, à execução de atos e ao registro de feitos. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma Cooperativa Escolar realizada em uma escola municipal em Marília-SP, que apresenta princípios freinetianos, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP). A técnica foi realizada por uma professora e suas 26 crianças com idades entre cinco e seis anos.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Como Citar
Referências
ARENA, Adriana Pastorello Buim. RESENDE, Valéria Aparecida Dias Lacerda de. Diálogos com a Pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. In: LIMA. Cinthia Vieira Brum. O jornal mural, reunião de cooperativa e caderno de registro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 119.
FREINET, Élise. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978.
FREINET, Célestin. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da Escola popular. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
KOBLE, Érika Cristina. PAREDES, Camila Godoy. Implicações do afeto no desenvolvimento do psiquismo dos bebês no primeiro ano de vida. Revista Tais v.22 n. 64, 2020, p. 252.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Municipal de Educação Infantil Sambalele, Marília. SP.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
SCARPATO, Marta. A livre expressão na pedagogia Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 1, p. 620-628, 2017.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v.12.n.esp.1.2017.9667.
PAULHIES, Maurice; BARRE Michel. La coopérative scolaire au sein de la Pédagogie Freinet. In: Les dossiers pédagogiques de l’Educateur n° 34-35 du 1er juin 1968. Disponível em: https://www.icem-pedagogie-freinet.org/recherche/adultes/results/Cooperative%20scolaire.