A cooperativa escolar na Educação Infantil: uma técnica Freinet

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Emily Adriani Alves
Adriana Pastorello Buim Arena
Maíra Izabel Zibordi

Resumo

Célestin Freinet (1896-966) deixou como legado, além de muitas descobertas, técnicas para serem trabalhadas com as crianças sob perspectiva da Educação do Trabalho, ou seja, produção de saberes e culturas do povo para formação do cidadão democrático. Uma delas é a Cooperativa Escolar, que reúne crianças e professoras em um projeto que abrange questões relacionadas à democracia, ao planejamento, ao autocontrole da conduta, à pesquisa, à execução de atos e ao registro de feitos. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma Cooperativa Escolar realizada em uma escola municipal em Marília-SP, que apresenta princípios freinetianos, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP). A técnica foi realizada por uma professora e suas 26 crianças com idades entre cinco e seis anos.

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Como Citar

Alves, E. A., Arena, A. P. B., & Zibordi, M. I. (2025). A cooperativa escolar na Educação Infantil: uma técnica Freinet. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-18. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-31

Referências

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