Medicalização e patologização da aprendizagem e a condução dos processos de ensino e de aprendizagem no campus Itaperuna do Iffluminense
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Resumo
Os fenômenos da medicalização e da patologização da aprendizagem têm marcado presença constante nos discursos sobre o fracasso escolar na contemporaneidade, o que demanda um olhar crítico dos profissionais de educação. Neste intuito, este trabalho busca compreender como tais fenômenos influenciam na condução dos processos de ensino em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica - o campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense. Para alcançar tal propósito, após a realização de uma pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e qualitativo, por meio da realização de uma entrevista e aplicação de questionários visando entender a percepção dos profissionais acerca da temática supracitada. A interpretação dos dados foi realizada por meio dos pressupostos da análise de conteúdo e seus resultados indicaram uma presença marcante dos discursos medicalizante e patologizante no campus e a necessidade de uma trabalho de formação continuada que descontrua tal visão entre os profissionais.
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