Formação Inicial de Professores da Educação Básica: reflexões e referenciais curriculares
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo debater sobre os elementos para a formação inicial de professores da Educação Básica, no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), considerando o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação inicial em nível superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada nos procedimentos de análise documental, sendo que a problematização teve por base as ideias de autores da Pedagogia Histórico-Crítica. Com base na análise dos resultados foi possível concluir que a Resolução CNE/CP nº 2/2015 apresenta uma perspectiva de formação emancipatória, considerando princípios formativos como sólida formação teórica e interdisciplinar, unidade teoria-prática e compromisso social. O PPC, por sua vez, embora possua vários pontos comuns com a resolução, também apresenta referências à perspectiva da prática reflexiva, a qual possui estreita ligação com os ideários neoliberal e pós-moderno.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Como Citar
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 1 jul. 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Comunicado relativo à Resolução CNE/CP nº 2/2019. Conselho Pleno, Brasília, 19 set. 2022.
DOURADO, L. F. Formação de profissionais do magistério da educação básica: novas diretrizes e perspectivas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 21, n. 1, 27-39, 2016.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.
DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 83, 2003.
DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.
GAMA, C. N.; DUARTE, N. Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. Dossiê Dermeval Saviani: Cinquenta Anos de Trabalho e Educação. Interface, v. 21, n. 62, 2017.
GAMA, C. N.; PRATES, A. C. Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular [livro eletrônico]. Campinas: Autores Associados, 2020, p. 136-178.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MALANCHEN, J. Currículo e Pedagogia histórico‐crítica: a defesa da universalidade dos conteúdos escolares. X ANPED SUL, Florianópolis, out. 2014, p. 1-14.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. (26. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano [livro eletrônico]: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular [livro eletrônico]. Campinas: Autores Associados, 2020, p. 18-57.
SOUSA, J. F. A. Referencial Teórico e Formação de Professores: uma análise necessária. In: MATOS, N. S. D.; SOUSA, J. F. A.; SILVA, J. C. (org.). Pedagogia histórico-crítica: revolução e formação de professores. Campinas: Armazém do Ipê, 2018, p. 63-80.
UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros. Centro de Ciências Humanas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Montes Claros, 2019.
VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.